Digitalizando Sprocket Holes usando Scanners da Epson

Para aqueles que compraram uma Spinner 360 ou Sprocket Rocket, descobrir como digitalizar as perfurações (sprocket holes) pode ter muitos erros e acertos… por isso que eu escrevi este guia.

Como a maioria dos scanners da Epson vêm com os programas EpsonScan e Silverfast SE e como ambos dão problemas parecidos, eu criei este guia para os dois para que ninguém tenha que passar pelo mesmo sufoco que eu passei. Mas mesmo assim, este guia parte do princípio que você sabe usar as funções básicas do scanner.

Usando o Silverfast SE
Considerando que o seu scanner pode encontrar a tira de filme colocada no seu Lomography Digitaliza (e que não pode colocá-lo no meio da área de digitalização e não contra os lados), a primeira vez que você pré-visualizar, o resultado vai ficar lavado, parecido com este.

O problema aqui é que o botão “Auto Exposure” na janela do Negafix, combinado com as perfurações expostas, faz com que o programa fique confuso e acaba resultando em uma imagem lavada.

Por enquanto, deixe a opção “Auto” marcada e arraste a borda da caixa de maneira que ela cubra apenas o meio do filme. Isso fará com que as cores do filme sejam corrigidas instantaneamente e você terá uma bela imagem balanceada. Se você quiser fazer alterações na saturação, contraste ou tons médios, agora é a hora para fazer isso.

Agora, desmarque a opção “Auto” na janela do Negafix.

E então, arrasta a borda da caixa para a extremidade da tira de filme. Você agora terá os ajustes aplicados ao meio do filme também cobrindo toda a área do filme. Finalmente, você está pronto para digitalizar.

Usando o EpsonScan
Digitalizar as perfurações com o programa da Epson é quase idêntico ao processo do Silverfast. Quando você pré-visualizar a tira de filme, o resultado é melhor que o do Silverfast, mas ainda pode ser melhorado.

Da mesma maneira que antes, arraste a borda da caixa de modo que cubra apenas o meio da tira de filme. Isto irá balancear automaticamente a iluminação do quadro.

Agora, precisamos desligar a opção “continuous auto-exposure” que pode ser encontrada ao apertar o botão “configuração” na janela principal.

Depois de desligar essa opção, volte à pré-visualização e arraste as bordas do quadro para que toda a área do filme esteja coberta. Do mesmo jeito que com o Silverfast, você terá uma bela imagem balanceada.

written by disasterarea on 2011-10-10 #gear #tutorials #tutorial #sprockets #rocket #tipster #scan #scanner #spinner-360 #epson #digitalizacao #silverfast
translated by tqueiroz

More Interesting Articles