SESC Pompéia, arquitetura brutalista em São Paulo

Bem-vindos as SESC Pompéia! Na macrocidade brasilera encontramos esse enorme complexo cultural e esportivo, o prédio brutalist da arquiteta Lina Bo Bardi construído em 1977, grande atração cultural e explosão espetacular de concreto!

SESC (Serviço Social Comércio) é um projeto cultural de âmbito nacional sem fins lucrativos que vem da iniciativa privada. Em São Paulo, o mais famoso desses centros culturais, é o SESC Pompéia, por sua construção brutalista bem vistosa. Esta é a remodelação de antigos galpões industriais pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, e uma extensão do edifício em concreto armado e detalhes vermelhos, que não deixa ninguém indiferente.

É interessante notar o grande número e variedade de atividades em oferta: incluem uma biblioteca, área para crianças, oficinas de todos os tipos para todas as idades, um grande programa de teatro e shows musicais, e um complexo poliesportivo. Um lugar como esse não dá vida ao bairro, dá vida à cidade!

Nos velhos edifícios industriais tem todo o programa cultural, com uma intervenção delicada de arquitetura em que é possível perceber muito bem a diferença entre o pré-existente e as nova intervenções no espaço, criando espaços mais pequenos no interior dos enormes galpões, mantendo a linguagem industrial das paredes de tijolo. Na parte mais nova e espetacular ele contém o programa de esportes. Dos galpões chegamos através de um deck de madeira para dois grandes blocos de concreto que se comunicam entre si através de passarelas que cruzam o ar. Manchas vermelhas em alguns elementos, tornam-se o protagonista sobre o concreto cinza. À direita há uma torre de água bem alta e o prédio que inclui os movimentos verticais. Ele contém os vestiários e salas de ginástica. A cada dois pisos encontramos saídas através de umas espectaculares passarelas para o edifício adjacente, que contém a piscina e as quadras esportivas.

Como arquiteto que eu sou esse é um dos edifícios que tive mais prazer em lomografar, é um lugar muito fotogênico! Vale a pena pedir permissão para ir acima de tudo para ter uma boa visão da parte norte da cidade. Não perca a oportunidade!

written by xaviru on 2011-10-04 #places #brasil #sao-paulo #location #arquitetura #sesc #brutalismo #art-and-culture #lina-bo-bardi #centro-cultural
translated by xaviru

Kickstarter

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

More Interesting Articles