Salvador Dalí e a Diana Mini White

Eu acho que algumas pessoas nascem com memória fotográfica. Com sorte, isso é algo que elas levam consigo quando morrem. Quando você combina memória fotográfica com um diploma em história da arte, algumas coisas inusitadas começam a acontecer.

Isso aqui, por exemplo:

Recentemente, a Lomography lançou a Diana Mini Flash Package White. De alguma forma, com um pouco de criatividade e lembrando de coisas aleatórias, meu cérebro colocou um e um juntos e… bem, deu nisso aí!

via Lomography.com

Você provavelmente está se perguntando sobre o que eu tô falando, então aqui vai:

Na minha cabeça, a Diana Mini White com Flash parece muito com o Telefone-Lagosta de Dalí:

via The New York Times

É um pouco estranho, eu sei, mas o Dalí era um pouco estranho também, então eu pensei: por que não dividir isso com outros fotógrafos aqui do Lomography?

Salvador Dalí & Gala Dalí by Cecil Beaton, vintage bromide print, 1936. Photo via npg

De acordo com a Wikipedia, existem seis versões totalmente brancas do Telefone-Lagosta de Dalí. Três delas estão no: Minneapolis Institute of Arts, no Museu Salvador Dalí em St. Petersburg, na Florida, e no Centro Cultural de Belém em Portugal.

O Tate (museu nacional de arte moderna do Reino Unido), que tem uma das cincos versões pretas desse artefato traz o seguinte texto:

via “Lobster Facts”: http://lobsterfacts.livelob.com/

“No início dos anos 30, Dalí promoveu a idéia de objeto surrealista, e esse é um clássico exemplo disso. Os surrealistas davam valor ao mistério e provocação causados por essas conjunções inesperadas. Dalí, particularmente, acreditava que seus objetos poderiam revelar desejos secretos do inconsciente. Lagostas e telefones possuíam uma conotação sexual muito forte para ele, e ele criou uma analogia entre comida e sexo. Ele criou o Telefone-Lagosta para Edward James, um colecionador britânico que era um dos clientes mais presentes entre os artistas surrealistas dos anos 30”.

E aí, o que você acha? Completamente aleatório ou você vê o que vejo também?

written by webo29 on 2011-09-30 #lifestyle #fun #random #quirky #telephone #surrealism #salvador-dali #diana-mini-white #associations
translated by laisaraujo

More Interesting Articles