A Verdadeira Cor da Lomografia

1

Algumas pessoas vêem a Lomography como uma marca, enquanto que outras podem vê-la como fotografia criativa. Poucas pessoas podem admitir que nunca ouviram falar em Lomography ou Sociedade Lomográfica nenhuma vez, ou talvez algumas delas queriam se divertir com câmeras de brinquedo e acharam o site da Lomography.

Por quaisquer razões que sejam, a Lomografia se tornou uma sensação no campo da fotografia no mundo inteiro. E está crescendo a todo dia, a cada minuto.

A jornada para encontrar auto-satisfação no campo da fotografia me trouxe aqui. Conhecer e fazer um “amigo” da Lomografia é uma das experiências mais doces na minha vida inteira. Mas de algumas maneiras, eu realmente sinto falta da verdadeira cor da Lomografia quando algumas pessoas comparam ela com outro tipo de fotografia, e mesmo se elas não sabem do que a Lomografia realmente se trata. Talvez, nem eu.

Quando eu conheci minha primeira câmera, a Diana Mini, há alguns anos, eu nunca pensei que eu me tornaria em alguém tão entusiasta sobre a Lomografia. Na verdade, eu nunca ouvi a palavra “lomo” nem mesmo coisas relacionadas à Lomografia antes. Meu primeiro encontro aconteceu por acidente. Desde então, eu me apaixonei por essa câmera lomográfica e tentei encontrar algum espaço no meu movimento lomográfico local. Mas, de algum jeito, eu descobri que um movimento desorganizado não pode trazer benefícios ou excitação, especialmente para um novato como eu.

Então, eu comecei a fazer algumas pesquisas sobre a Lomografia e encontrei fotos, guias e dicas maravilhosas sobre o assunto. E fiquei obsessivo para explorar mais e mais.

Mas, de alguma forma, eu descobri que, para algumas pessoas, Lomografia significa nada mais do que um efeito ou filtro para seus trabalhos fotográficos. E que mais tarde deram o nome de “efeito lomo” a isso.

Eles tentaram alcançar este efeito porque eles o amam. Eles sentem-se contentes com aquele efeito de cor saturada nas suas fotos sem tentar alcançá-lo naturalmente, usando uma câmera de brinquedo ou câmera Lomográfica. Quando eu perguntei a eles por que eles nunca usaram uma câmera Lomográfica para alcançar resultados melhores, eles se recusaram com um monte de razões. Mas, de alguma maneira, eu sei que eles amam o “efeito lomo” de verdade, especialmente quando eu mostrei algumas das minhas fotos.

A Lomografia não é só sobre efeitos, filtro ou cor, ou saturação e contraste, ou mesmo vinheta nas suas fotos. Na verdade, é sobre paixão, obsessão, comunidade e estilo de vida. Quando as pessoas começarem a cruzar a linha da Lomografia, elas entram na verdade em uma nova dimensão da vida, onde pessoas vêem fotografia de uma maneira diferente. Tirar fotos torna-se não mais tão sério: escolher o assunto, ângulo, exposição, velocidade do obturador, abertura, nitidez ou qualquer outra coisa. De algum jeito, a Lomografia ensina às pessoas a se divertirem tirando fotos e tornando-as memoráveis.

O “efeito lomo” não é tão importante porque a Lomografia não significa tirar ótimas fotos saturadas e cheias de contraste. A Lomografia ensina às pessoas a se divertirem, fazer novos amigos e fazer a Lomografia parte da sua vida, não uma interferência.

É disso que a Lomografia se trata, trazendo alegria em nossas vidas, nos fazendo sorrir quando tiramos as fotos e as tornando memoráveis, reunindo com outros lomógrafos, e bater um papo legal. Mas hoje em dia, para alguns lomógrafos também, a Lomografia é sobre entregar um azul saturado, verde ou tons amarelados sem pensar sobre as verdadeiras cores da Lomografia: calor e amabilidade.

Eu realmente espero que a Lomografia não possa trazer apenas alegria e diversão para nós, mas fazer com pessoas se unam no mundo inteiro; mesmo diferentes raças, religiões e perspectivas políticas, nós devemos nos unir, como LOMÓGRAFOS. E este é o verdadeiro significado da Lomografia: amizade e amor!

written by pikc on 2011-07-18 #lifestyle #lomography #pessoas #malasia #lifestyle-analogico
translated by tqueiroz

One Comment

  1. marecori
    marecori ·

    Muito bom o texto, grande parte da minha paixão por lomos é que sempre adorei fotografia analógica, aquela suspresinha que você encontra ao relevar um filme, é sempre uma delicia!
    E unir essa essa expectativa que envolve toda a surpresa da revelação de um filme com câmeras que dão um milhão de efeitos diferentes nas fotos (multiplas exposições, flashes coloridos, lentes diferentes, multilentes) só me faz gostar mais ainda desse movimento lomográfico!

More Interesting Articles