LC-Wide – Simplesmente Fantástica!

Quando eu recebi essa câmera fantástica, a primeira coisa que pensei foi: “Isso vai ser perfeito para fotos de rua!” – Meu segundo pensamento foi: "O mecanismo é extraordinário!˜ – E o terceiro foi “Será que eu vendo algumas das minhas câmeras?”.

Em um belo dia, durante uma sessão de fotos pinhole na rua, chequei meu e-mail enquanto esperava… Foi uma grande surpresa ler que eu tinha sido escolhido para ser “Beta Tester” (avaliador) de uma câmera nova da Lomography! Eu quase berrei quando vi esse e-mail (É claro que eu não gritei porque os transeuntes olhariam para mim e me achariam doido). O nome da câmera é LC-Wide e, como o próprio nome sugere, é uma fantástica câmera grande-angular.

A LC-Wide tem uma lente grande-angular de 17mm

A LC-Wide vem com a maioria das funções da LC-A : exposição automática, múltiplas exposições (MX), cabo disparador e ISO de 100 a 1600. Além de tudo isso, inclui alguns outros adoráveis recursos.

Dupla exposição com a LC-Wide

Três semanas depois, eu recebi a câmera. Fui a vários lugares com a LC-Wide e percebi que os meus três pensamentos iniciais faziam sentido.

A razão pela qual a LC-Wide é “perfeita para fotos de rua” é por causa da sua lente ultra-grande-angular. A lente de 17mm é excelente para fotos de paisagem – ela captura muita coisa. Ao fotografar nas ruas, você nunca vai perder nada, mesmo que você não olhe através do visor. O efeito de vinheta bem marcada faz do objeto fotografado mais atrativo.

O visor corresponde a mais ou menos 80% da imagem a ser capturada, então… chegue um pouco mais perto! O foco mínimo vai de 0.4 a 0.9m, o que raramente vai te trazer fotos desfocadas. A lente ultra-grande-angular evidencia um horizonte longo, por isso lembre-se de segurar a câmera em um ângulo reto, ou os horizontes tortos vão ficar bem aparentes.

“O mecanismo é extraordinário” por causa das opções de formato de foto. A LC-Wide faz fotos normais de formato 3:2, faz fotos quadradas e de meio-quadro ou half-frame (ao inserir a máscara correta dentro da câmera, antes de colocar o filme). A parte extraordinária não é somente a mudança de formato na parte de baixo da câmera, mas também a meia abertura da janela de proteção da lente. É fascinante!

No início eu pensei: “O formato quadrado vai cortar os lados da imagem. A vinheta também vai ser cortada?” – A resposta é NÃO. Como a lente é uma ultra-grande-angular, a vinheta fica ainda aparente depois do corte. A composição fica mais harmoniosa, bem parecida com o nosso querido formato 6×6 dos filmes 120.

O formato de meio-quadro ou half-frame maximiza a quantidade de imagens por rolo, duplicando o número de fotos. Eu prefiro contar uma história em 2 fotogramas ou em até mais! É só vocês escanearem seus próprios negativos ou juntar as fotos com a ajuda de um programa de computador. É um formato econômico e bem interessante.

A forma mais legal de se utilizar o formato de meio-quadro ou half-frame é fazer o truque para fotos panorâmicas. Posicione a chave no modo HF (half-frame) e não utilize a máscara dentro da câmera. Abra a janela de proteção da lente na metade. Faça fotos da esquerda para a direita. As imagens vão se fundir umas às outras suavemente e sua foto panorâmica estará feita!

Como esta é uma câmera 3 em 1 (ou melhor, uma multi-função em 1), pensei seriamente na seguinte opção: “Será que eu vendo algumas das minhas câmeras?” – A LC-Wide, é equipada com a sua lente ultra-grande-angular e com exposição automática, tem abertura maior (f/4.5) que muitas outras câmeras, tem função de múltiplas exposições… E isso é muito mais do que muitas câmeras da minha coleção fazem! Mas, ainda não vendi nenhuma das minhas porque toda câmera tem as suas próprias, únicas e insubstituíveis funções. E o mais importante, uma câmera não carrega somente os recursos que possui, mas também carrega memórias de todas as fotos que tiramos com ela. Entretanto, agora eu tenho menos razões para comprar novas câmeras, já que tenho a LC-Wide! .

A LC-Wide tem alguma “desvantagem”? Sim. Ela é muuuuuuuuito abrangente! Então, mais uma vez, chegue mais perto do que vai fotografar! Você não pode ser apenas o espectador. Participe de cada evento da sua vida com a LC-Wide! .

Chegue perto. Mais perto……

written by singleelderly on 2011-06-13 #gear #review #close-up #panorama #dupla-exposicao #lancamento #lc-wide #lc-w #ultra-grande-angular #panoramicas
translated by nandaurbano

More Interesting Articles