Review da LC-Wide

A LC-Wide é a mais recente iteração da câmera inaugural da Lomography, a LOMO LC-A. Em diversos aspectos, é uma melhoria dos modelos que a inspiraram (a câmera é construída no mesmo corpo da LC-A original e da LC-A+). Porém, como o nome indica, existe muito mais nesta LOMO de última geração.

A característica que define a “LC-Wide” é, claro, sua lente grande-angular de 17mm, f4.5 MINIGON1. Ela permite que seus donos mergulhem a fundo em suas cenas e colem de pertinho em seus sujeitos fotográficos, ainda oferecendo as mesmas cores vibrantes, profunda saturação, vinheta e as outras idiosincrasias da lente MINITAR1 de seus antecessores.

Mas a lente não é a única característica que a distingue das outras LC-As.

Uma breve conferida na base da câmera revela um interruptor, abaixo do de múltiplas exposições (MX), que permite ao dono escolher entre fotos full frame/quadradas (FF/S), ou half frame (HF), por filme.

A possibilidade de fotografar em half frame não apenas duplica a quantidade de poses que pode espremer em um rolo de filme (o que já é, em si, uma grande vantagem), também permite que alcance uma distância focal equivalente à lente de 32mm da LC-A clássica. Duas distâncias focais em uma LOMO! Isso é incrível.

As cortinas da lente, integradas, abrem horizontalmente e servem tanto para protegerem a lente e visor quando fechadas, quanto para configurarem os parâmetros de half ou full frame quando abertas.

O que mais? Focar com esta LOMO é mais fácil do que nunca. Com apenas duas zonas: 0,4-0,9m para closes; e 0,9-infinito para todo o resto. Isso significa menos perda de tempo com controles e mais momentos inesquecíveis capturados pelo lomógrafo.
.
Finalmente, este modelo possui protuberâncias de cada lado da lente/visor com um toque clássico de vermelho para dar bom gosto.

Destaques das especificações da LC-Wide:

- Lente grande-angular 17mm f4.5 MINIGON1
- Opção half frame converte-se (aproximadamente) à lente 32mm original
- Opção para frame quadrado
- ISO 100-1600
- Exposição automática
- Interruptor de múltiplas exposições (MX)
- 2 modos de foco por zona (0,4-0,9m e 0,9m-infinito)
- Sapata para flash e obturador de dupla cortina
- Rosca para cabo disparador no botão de disparo

Considerações ao Usar a Lomo LC-Wide

Existem duas luzes vermelhas dentro do visor que acendem quando apertarem o disparador pela metade, uma das quais se apagará quando apertá-lo até o final e disparar. A ideia por trás disso é indicar que as baterias estão funcionando. Entretanto, na minha experiência ao usar esta câmera, as baterias tinham carga suficiente para se acenderem mesmo quando muito gastas, mas não para operarem o obturador, resultando em muitos rolos em branco e muitas puxadas frustrantes.

Um indicador melhor é o som sutil que o obturador faz quando as baterias estão com pouca carga: um “clunk” só, bem baixo, ao invés do usual “clique duplo” do obturador abrindo e fechando.

Além do funcionamento das baterias, você precisa tomar cuidado para não avançar o filme com muita pressa e verificar se o disco de rebobinar avança junto com o filme. Caso não, existe uma grande possibilidade de seus trilhos do filme terem se partido. Você deve abrir a câmera em um ambiente totalmente escuro e cuidadosamente abrir a traseira para avançar manualmente o filme, além do ponto de trilho partido.

Assegure-se também que a zona focal esteja correta antes de tirar as fotos. É fácil imaginar que tudo nesta câmera seja automático e esquecer de configurar o foco manualmente.

Por fim, por conta da abertura de lente ser muito grande, muitas vezes a ponta de seu dedo pode aparecer nas fotos se não tomar cuidado em como segurar a câmera enquanto fotografa. Meu conselho é tentar manter os dedos atrás das protuberâncias com as marcações vermelhas, deixando-os assim bem longe da lente.

Dicas de Uso

Eu experimentei a LC-Wide com uma grande variedade de filmes em diversas situações e considero que os melhores resultados foram obtidos com o filme Lomography 100 ISO Fine Color uma vez que ele oferece as cores mais saturadas e vibrantes, com um belo efeito de vinheta.

Além de aderir às “10 Regras de Ouro”, geralmente compensa ter a regra #5 em mente, que é aproximar-se o máximo possível de seu sujeito, com a LC-Wide, para que preencham todo o enquadramento da foto. O tamanho pequeno e compacto da câmera torna esta regra mais fácil de ser cumprida em situações sociais, como podem ver na foto acima, onde minha mulher está extremamente confortável com uma sorridente cobra.

Conclusão

A LC-Wide é a mais nova versão da câmera que tantos amamos e estimamos, mas com uma lente mais abrangente, controles ainda mais simplificados e mais versatilidade, ela resulta em uma ótima combinação para o entusiasta analógico.

written by adam_huggins on 2011-06-10 #gear #review #tester #lomography #camera #lc-w #lcwide #lomolaunch #usuario
translated by leocardarelli

More Interesting Articles