Um Guia de Bolso Sobre Filme 35mm com a La Sardina

1

A La Sardina é um caminho sem volta para o universo analógico. Ela carrega com ela toda uma história sobre fotografia com filme. E existe todo um mundo sobre filme, e ele está apenas esperando que você o agarre e o carregue na sua câmera La Sardina! Não sabe por onde começar? Aqui você vai encontrar uma rápida introdução e o significado de todas as coisas… Você vai se tornar um amante de filmes em pouco tempo.

O que significa ISO?

O número de ISO é essencialmente um indicador de quanto um filme é sensível à luz – também é frequentemente nomeado como velocidade de filme. Você vai encontrar este número impresso em qualquer tipo de filme e os valores de ISO mais comuns são 100, 200, 400 e 800. Quanto menor for o número, menor será a velocidade do filme. Uma velocidade baixa será menos sensível à luz e produzirá fotos com menos grãos (grãos mais finos). Um filme com velocidade alta é ótimo para condições de pouca luz, mas o resultado tende para imagens bem mais granuladas.

Então, escolher um valor de ISO e um filme, geralmente, depende de quando ou onde você vai fotografar.

Qual filme devo usar nas seguintes condições de luz?

TEMPO COM SOL / VERÃO: Quando o tempo está bom e o sol está brilhando forte no céu, é sempre melhor escolher um filme de baixa velocidade, de ISO 100 por exemplo. Esta também será uma boa escolha para lindas e cristalinas fotos noturnas.

TEMPO NUBLADO / INVERNO: Quando o inverno chega e os dias ficam mais curtos e escuros e o melhor a fazer é ter um estoque de filmes de ISO mais alto. Pode ser ISO 400 ou até 800. Também é uma boa pedida para fotos internas (dentro de casa) sem flash!

Então, quais são os tipos de filme que posso escolher?

Negativo Colorido

O filme negativo colorido é o filme mais comum e fácil de se encontrar. É o mais simples, direto e básico e é revelado em qualquer laboratório fotográfico com os químicos do processo C-41. É o tipo de coisa que você pode ter pronto em 1 hora — é rápido, divertido e ótimo para aqueles que precisam de tudo “para ontem”. Você terá cores naturais e contraste, mas cada negativo colorido lhe trará um resultado diferente. Existem filmes de 12, 24 e 36 exposições. Divirta-se e descubra novos filmes e novos resultados!

Preto & Branco

Sonha em fazer uma foto com um visual super vintage e clássico? Então, por que não escolher um filme preto e branco? Produza imagens de tirar o fôlego, ultra elegantes! É muito bom para retratos de pessoas porque é uma ótima forma de brincar com contrastes de luz e sombra. Experimente bastante para atingir resultados imprevisíveis, misteriosos e até assustadores!

Lomography Redscale

A técnica de redscale foi criada quando um fotógrafo distraído carregou um filme negativo ao contrário em sua câmera e começou a fotografar. Imagens com tons de vermelho vivo, laranja e amarelo foram o resultado! A Lomography fez um filme invertido para facilitar as coisas para você. É só carregar a sua câmera e… clicar!

Filme Slide ou Cromo

Filme slide ou cromo é basicamente o oposto do filme negativo. Se você quer as suas fotos com bastante luminosidade e com cores bem vivas, experimente o filme slide! Geralmente usado por profissionais que procuram uma melhor reprodução de tons, o filme slide é também muito popular entre os lomógrafos. Qual a razão disso? O filme cromo pode ser cruzado (cross-processing ou X-PRO) para gerar imagens enlouquecedoras, efeitos imprevisíveis e cores ultra mega intensas. Não faz ideia do que seja cross-processing? Em breve você saberá!

O que significa ‘cross-processing’ ou ’processo cruzado’?

Cross-processing, também conhecido como X-PRO, é quando um filme é revelado em uma solução destinada a outro tipo de filme. Um exemplo disso é revelar um filme negativo normal com a química de revelação de um filme slide. C-41 é o nome do processo usado para negativos coloridos e E6 é a solução para revelar filmes slide! Usar uma solução trocada em um filme, pode gerar efeitos doidos, cores alteradas e resultados inesperados! Perfeito para lomógrafos que curtem experimentar. Pergunte no seu laboratório e peça para cruzar o seu filme!

Saiba mais aqui

O que significa quando o filme está expirado?

Assim como o leite, rolos de filme têm data para expirar! A data de validade geralmente pode ser verificada na caixa do filme. Mas, não se preocupe muito com isso! Os filmes podem ainda ser usados vários anos após a data de validade impressa na embalagem. E aqui está a parte divertida – quando o filme expira, as coisas começam a se tornar meio loucas. Resultados inesperados, mudanças estranhas nas cores, saturação irregular e muito mais! Alguns lomógrafos mantém seus filmes expirados dentro da geladeira – para preservá-los. É como guardar uma guloseima gostosa para quando você ou sua La Sardina ficarem com uma fome enorme!

Encontre toda uma gama de filmes diferentes, incluindo filmes expirados, na nossa Loja Online

Saiba Mais Sobre a La Sardina Aqui
Ou Agarre Logo a Sua na Loja Online

written by devoncaulfield on 2011-06-08 #gear #tutorials #35mm #tipster #nova #dica #guia #filme #camera #introducao #bolso #la-sardina #tecnicas
translated by nandaurbano

One Comment

  1. kcesar
    kcesar ·

    Adorei. Estou usando esse site, como apoio para tirar boas fotos com minha Olympus trip 35. Comecei recentemente a usar câmera analógica. Parabéns pelo site.

More Interesting Articles