Caroline Bittencourt

Conheça a LomoAmigo de Maio, Caroline Bittencourt, uma das principais fotografas de música independente no Brasil.

Nina Becker – fotos feitas no Leblon, Rio de Janeiro

Esse mês a LomoAmiga é pra lá de especial. A Carol foi a responsável pelas lindas fotos do mais belo ainda encarte do primeiro CD do Marcelo Jeneci. Um encarte incrível aonde cada canção recebeu uma foto da Caroline. Alias, não deixe de participar da Competição Marcelo Jeneci - Borboleta que vai escolher a 14º foto para a música inédita, Borboleta.

Fale um pouco sobre você. Seu trabalho e o que você gosta de fazer e o que faz para se divertir?
Eu me divirto trabalhando. A gente cresce com essa responsabilidade louca de ter dinheiro e vê que vai ter mesmo que passar o resto da vida no batente… então não dá pra separar vida pessoal do profissional, eu penso…. é tudo uma coisa só…. Não sei se no meu caso tem a ver sorte ou opção… Acho que as duas coisas… A gente escolhe e aí a sorte ajuda.

Há quanto tempo você conhece a Lomografia?
Desde 2005, por aí…

Você tem trabalhos extensos e super variados, desde fotografia de bandas de música até produtos. O que ou quem você mais gosta de fotografar e por quê?
Virei fotógrafa porque não conseguia tocar nenhum instrumento musical. Não tenho muito disciplina e pra tocar direito tem que ter uma certa insistência. Comecei fotografar bandas de amigos pois sempre tava no meio dessa cena… foi quando vi que fotografar shows tem muito a ver com ritmo e assumi a minha câmera como um instrumento. Música sempre foi minha maior referência…

Quais câmeras você usa? E qual você gosta mais de usar?
Eu coleciono câmera velha, antiga. Compro quebrada e mando pro Juarez da galeria da 7 de abril consertar (Tel.: 11 3255-7976 ) …. Então estou sempre experimentando, descobrindo a mecânica da coisa… A câmera do coração é a Nikon FM2 que foi a qual eu aprendi fotografar, funciona como um fusca!

Kaada/Patton – fotos feitas no aquário de Londres

Qual foi o momento mais engraçado, estranho ou belo que mais te marcou enquanto fotografava?
O Iggy Pop me chutou!

Uma pessoa ( viva ou falecida ) que você mais gostaria de fotografar e porque.
Melhor sonhar com o vivo…. assim o Bowie e o Dylan… juntos.

*É visível que a fotografia para você é uma paixão, que outras coisas te apaixonam também? *
Música e poesia concreta.

Se você ganhasse uma grande bolsa com filmes, uma passagem de avião de uma câmera LC-A+ para onde você iria, o que você fotografaria e por quê?
Pode ser uma passagem de trem? Ainda embarco no Trans-Siberian e atravesso a Rússia num trem todo decorado estilo russo, claro. A viagem começa em Moscou e termina em Vladivostok, uma cidade que fica entre a China e o mar do Japão. O que tem pra fotografar lá? Tudo o que eu ainda não vi.

Schoenberg/Verklärte Nacht – fotos feitas em Vienna, Austria

Expectativas para esta temporada em Londres?
Vim pra estudar processo alternativo de revelar e ampliar imagens. Não me dou muito bem com manipulação digital e sempre gostei da alquimia que é ficar dentro de um quarto escuro vendo a imagem nascer dentro de uma bacia. Pra mim, esse processo é pura magia. Os primeiros fotógrafos da história eram considerados bruxos e tiveram que fugir da fogueira no século XVI…

written by gabriellupi on 2011-05-04 #people #lomoamigo #marcelo-jeneci #caroline-bittencourt

Kickstarter

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

More Interesting Articles