A Nostalgia dos Álbuns de Foto

4

Lembra aquela foto de você bebê?
E daquela outra quando tinha 5 anos de idade?
E a do aniversário de 10 anos?

Todas essas fotos que marcam nossa vida, a imagem que criamos de nós mesmos e dá forma a nossa nostalgia, na minha casa estão organizadas em álbuns.
Minha mãe adora fazer álbum de foto. Ela escolhe as fotos, cola numa determinada sequência, comenta, enfeita, desenha…
Cada um representa uma época, uma idade ou período.
Sei que se fala muito isso, mas repito: fotografamos tanto hoje em dia, que acabamos não vendo tudo depois. São tantas fotos que não há pendrive ou hd que aguente!
Aí vão pros dvds, que por sua vez vão pra gavetas ou estantes e aí pronto, só saem do esquecimento em ocasiões especiais ou quando alguém pede pra ver.
Os álbums não. São tão acessíveis! É só folhear!
Além de ser divertido poder organizar suas fotos escrevendo em volta, contextualizando-as e colocando adesivos, você pode também recortá-las no formato que quiser. Os álbuns permitem uma certa seleção e você pode criar capas maneiras (gíria da década de 90) com colagens criativas!
Por isso, escrevo na intenção de impulsioná-los e motivá-los a fazer seus próprios ábuns físicos de foto. E também a rever suas fotos antigas.

Procurei alguns vídeos no youtube e dicas na internet pra inspiração e achei algumas coisas muito bacanas!

==http://www.youtube.com/watch?v=qtcfcUMSdPA==
http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/arte/09/albumdefotografia.htm
http://arteempapel.wordpress.com/albuns-de-fotografia/

written by hiperativa on 2011-04-14 #lifestyle #scrapbook #analogico #papel #enfeite #album

4 Comments

  1. vinunez
    vinunez ·

    Bem legal! Realmente, tiramos muitas fotos e no final, acabam em gavetas, no esquecimento. Muita gente prefere álbum, principalmente os mais antigos. Apesar de passar grande parte do tempo em computador e compartilhar as minhas fotos assim, sinto falta dos álbuns. Ter as fotos em mãos, não precisar ligar uma máquina e procurar arquivos p/poder ver. Ir à casa da dos amigos e parentes e folhear fotos antigas, era muito uma coisa muito boa. Temos que voltar a fazer isso. :)

  2. kassiorawr
    kassiorawr ·

    Geralmente minhas fotos ficavam nos álbuns que ganhava dos labs quando as revelava, mas agora ganhei um álbum como presente de aniversário e estou adorando! É muito bom selecionar as fotos que quero expor em um lugar especial no meu álbum, comenta-las, customizar as paginas.. :D
    Não entendo o porque das outras pessoas não fazerem isso também, pegar suas fotos, mesmo que digitais para sentir o quão bom é montar seu álbum, para que no futuro possa recordar, sem o perigo de perder suas fotos do computador por qualquer problema com o HD..!

  3. thennerandrade
    thennerandrade ·

    Oi! Sou novo por aqui ainda, mas realmente concorco com tudo que vc falou. Um dos motivos pelos quais eu comecei a me interessar pela lomografia – além da possibilidade de ser fazer fotos incríveis, é claro, – foi por conta da possibilidade de se resgatar essa cultura dos álbuns. Tenho o hábito de colecionar álbuns antigos, que geralmente compro nesses mercados de pulgas e brechós. Acho que montar um álbum bacana, poder customizar, colocar toda sua personalidade nele e ainda deixá-lo pra posteridade, é algo impagável.

  4. catarella
    catarella ·

    Muito legal! =) Eu adooooro fazer álbuns de fotos cheios de colagens!

More Interesting Articles