The Hell With Perfection — Freedom for Photography!

Fotógrafos Influentes: Falling Soldier, 1936 por Robert Capa

Alguns das mais famosas fotografias na história parecem que foram encenadas – provavelmente pelo momento ser tão surreal para ser captado por uma câmera. Uma destes momentos é a foto de guerra por Robert Capa, chamada “Falling Soldier” (ou soldado caindo)

Nesta fotografia de Robert Capa um republicano espanhol, também conhecido como legalista, esta caindo para trás após ser atingido por um tiro na cabeça. A foto foi tirada em 5 de setembro de 1936 e foi originalmente intitulado de “legalista miliciano no momento da morte”, Cerro Muriano. Foi publicado pela primeira vez em uma revista francesa chamada Vu. Posteriormente também apareceu na LIFE. Depois de algum tempo foi descoberto que na verdade ela foi tirada a milhas do fronte em Córdoba.

Nos anos 1970, pesquisadores e historiadores começaram a duvidar da autenticidade da foto. A controvérsia durou anos e acabou somente em 1996, quando o nome do soldado na foto foi identificado como Federico Borrell García. A informação foi confirmada nos arquivos do governo da espanhol, García foi morto de fato em 5 de setembro de 1936, durante uma batalha em Cerro Muriano. Ainda assim, especialistas continuam a duvidar da autenticidade da foto, e argumentam que García posou para a Capa antes de ser morto.

As mãos do soldado são dignas de nota: Sua mão direita esta soltando o rifle e, o mais importante, sua mão esquerda indica o punho morto, os músculos flácidos indicam morte. Mas e seu ponto de vista? Qual sua posição sobre esta icônica fotografia da guerra civil? Este momento realmente retrata a morte de um herói? Ou é simplesmente falso? Divida sua opinião.

Nossa intenção com a coluna Fotógrafos Influentes não é glorificar ou subestimar. Nossa intenção é destacar os mais influentes fotógrafos analógicos da história. As fotografias que exibimos são consideradas ícones, pela sua composição, assunto ou valor artístico de vanguarda.

written by basterda on 2011-04-09 #lifestyle #robert-capa #guerra #fotografos-influentes #petro-e-branco #fotojornalismo
translated by tukumoura

More Interesting Articles