Água e sal

4

O filme não ficou com aquelas cores e efeitos que você esperava? Dê uma mãozinha e ele se tornará especial!

Eu e leocardarelli adoramos sair para fotografar. Nós sempre nos ajudamos e interferimos muitas vezes nas ideias um do outro. É como se diz: dois pensam melhor que um!

Em um dos nossos passeios ao Horto, no Jardim Botânico, o Leo usou pela primeira vez a minha Holga CFN com o filme negativo de formato 120, iso 100, da Lomography. Quando o filme chegou do laboratório, ele não ficou muito feliz com o resultado. Tudo estava meio sem vida, com as cores bem desbotadas.

Foi aí que ele teve uma ideia: “E se a gente desse um banho de água e sal no negativo para tentar conseguir um efeito novo?”. O Leo tinha lido isso em algum tutorial na internet e, como o negativo do filme estava na minha casa, fui eu quem coloquei a experiência em prática!

Peguei um pote de vidro com tampa (pote de geleia), coloquei água e uns três punhados de sal dentro dele. Mergulhei os pedaços já cortados do negativo (eram 4 pedaços), tampei o pote e agitei a solução. Deixei agir por uns 5 minutos (minha ansiedade era tal que não pude esperar mais!).

Passado o tempo de molho, retirei os pedaços. Nada tinha acontecido aparentemente… A única coisa que percebi de diferente era a cor do filme (que tinha ficado todo meio marrom) e a textura que tinha ficado meio melada e pegajosa.

Resolvi dar tempo ao tempo e estiquei as 4 tiras para que elas secassem. Depois de umas duas horas, achei que o filme já estava bem seco. Tinha chegado a hora de escanear e, mais uma vez, a decepção veio de mãos dadas com o resultado. Mandei as imagens para o Leo e ele também não gostou muito do que viu. As imagens continuavam bem sem graça! Demos o caso por perdido e encerrado e resolvemos aceitar que aquilo simplesmente não tinha dado certo…

Mas, uma grande reviravolta aconteceu.

Depois de desistir da experiência, coloquei as tiras em cima na minha escrivaninha e esqueci delas por alguns dias. Uns 3 dias depois, me deparo com uma agradável surpresa: O negativo tinha se transformado por completo!!! Não acreditei quando vi aqueles padrões, manchas e desenhos que tinham se formado… Parecia até um organismo vivo em plena transformação. Corri e comecei a escanear tudo novamente e o resultado foi esse:

Créditos: leocardarelli

Moral da história: “Sempre tem um jeitinho de salvar aquele filme sem graça”.

written by nandaurbano on 2011-04-08 #gear #tutorials #tipster #agua #sal #leocardarelli #filme #dica-rapida #efeito

The Lomogon 2.5/32 Art Lens lets you widen your world – yet it isn’t any wide-angle lens. Designed to electrify escapades great and small, it’s your ticket to the definitive Lomography aesthetic. Sweet saturation, high contrast, cutting-edge optical quality, unique bokeh, super-speedy aperture mechanism – the Lomogon is the ultimate Lomo eye on the world. Head over to Kickstarter now to discover everything you need to know about our latest invention, and save up to 40% on its final retail price with our amazing Kickstarter specials!

4 Comments

  1. mabbom
    mabbom ·

    a última foto ficou linda!

  2. liviacteixeira
    liviacteixeira ·

    Que texturas incríveis!

  3. nandaurbano
    nandaurbano ·

    :) Também adorei essas texturas!

  4. francescaleta
    francescaleta ·

    uau!

More Interesting Articles