A Filosofia do ‘Olhe Duas Vezes’

Olhe uma vez. Agora olhe de novo. A cena à sua frente terá mudado. Algo pode ter se movido. Alguma coisa pode ter desaparecido. Mas o mundo não voltará a ser como era antes… nem você. Então fotografe; o máximo que pode acontecer é ter um momento único capturado…

Créditos: anarchy

Você é um Rio

O filósofo grego Heráclito disse: ’Você não passará pelo mesmo rio duas vezes’ – Esta frase transmite a ideia de que o mundo e você estão sempre mudando. Você está constantemente exposto a novas ideias, visões, experiências, aromas, sabores etc. E cada uma dessas novas experiências naturalmente causará um impacto em quem você é como pessoa. Então olhe duas vezes – Cada vez que o fizer, será uma pessoa completamente diferente…

Créditos: vicuna

Autorreflexão e Introspecção

Introspecção é a habilidade especial que possuímos de estar cientes a respeito do que pensamos e de questionar nossos pensamentos. Então posso ver uma ótima foto e pensar: ‘Gosto daquela foto’ – e então posso também pensar: ‘Ah, olha, acabei de pensar ’Gosto daquela foto’; por que achei que é uma boa foto?’ E então (caso realmente queira pensar tudo isso sobre o assunto!), também posso refletir ‘Ah, olha, acabei de pensar ’Gosto daquela foto’, por que pensei que é uma boa foto e por que acabei de pensar no motivo que me fez achá-la uma boa foto?’ Ah, meu Deus, vou acabar me dando uma dor de cabeça! Então, como humanos, podemos ter um pensamento, refletir acerca dele novamente, depois mais uma vez…ou simplesmente não pensar sobre isso!

Créditos: ericeast

‘A Vida Não Examinada’

Uma das maiores citações da História da Filosofia vem de Sócrates (bem, não exatamente Sócrates, mas de uma citação atribuída a ele por Platão…) – Ele disse que ’A Vida Não Examinada Não Merece Ser Vivida’. Essa citação demonstra quão importante é para os Filósofos que façamos uma autorreflexão. Não devemos simplesmente deixar a vida passar como se fôssemos cegos, aceitando quaisquer ideias que nos introduzam – Ao invés disso, devemos questionar e tentar racionalizar as questões de novas maneiras a fim de solucioná-las. Não simplesmente siga a multidão – Seja cético a respeito das coisas ditas pelos outros. Tente olhar para uma questão e considerá-la de uma forma totalmente diferente. Ou observe uma cena e fotografe-a de um ângulo inovador…

Créditos: alwaysae

O Grande ’Porém’…

Lembre-se, enquanto pode ser bom ‘Olhar Duas Vezes’ para seus pensamentos e fotografias, ‘Não Pense’ muito enquanto o faz – Simplesmente divirta-se! Afinal de contas, isso é Lomografia, não Filosofia!

Quer saber mais sobre o Futuro Analógico? Conheça o Microsite, participe da nossa competição Fotografe a sua Profecia e faça download dos posters O Futuro é Analógico!

written by tomas_bates on 2011-04-01 #lifestyle #analogico #filosofia #futuro #profecias #olhe #duas-vezes
translated by mariellafassanaro

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

More Interesting Articles