Um lembrete para mim e para você

Sinto muito se esta dica é básica demais. Ela é só um lembrete para todos aqueles que não conseguem evitar os erros. Mas para aqueles que erram bastante, aproveite. As vezes isso se torna algo irritante. Não fique triste, isto faz parte da sua aventura lomografica.

1) Olhe o seu filme.
Veja o ISO do filme. Ele é 100? 200? 400? Mais que isso? Então ajuste o ISO da sua maquina de acordo com isso. Isso é essencial para que você não faça uma foto superexposta (com o ISO menor) ou subexposta (com o ISO para mais). Você pode sim se aproveitar disto, forçando o processo de subexposição/superexposição e fazer boas fotos.

*as duas fotos são subexpostas.

2) Escolha o filme perfeito
Qual o tipo de efeito que você gosta? Em que horário você quer tirar essas fotos? Elas são importantes? Cada filme tem suas características únicas, seja em processo normal ou cruzado. Lucky 200, como um exemplo, pode fazer um objeto vermelho ficar de outra cor. Para aqueles que tem câmeras sem o ajuste de ISO, se certifique de ter escolhido o ISO certo no filme. 100 é para o brilho do sol; para a noite, talvez você deva escolher ISO 800 ou 1600. Abaixo temos exemplos de alguns filmes…

lucky 200
ilford xp2 400
lomo redscale xr

3) Esteja em alerta
Existem centenas de fotos inesperadas e ainda assim maravilhosas que podem acontecer a qualquer momento perto de você. Fique alerta com sua câmera. Se possível já esteja com sua câmera na mão. Cabe a você perceber o fantástico click e apertar o botão.

4) Seja rápido
Você esta a um passo de tirar uma ótima foto. Isso esta entre você e o botão da câmera. Não se pergunte “isso vai render uma boa foto?”, apenas ache o melhor angulo que puder e faça o click. Você vai se surpreender com o resultado. Algumas podem ficar estranhas, devido ao angulo (especialmente se você tirou pela cintura, peito ou chão) mas é parte e parcela de usar câmeras Lomo.

5) Use uma “máscara sem-vergonha”
As vezes para tirar incríveis fotos você tem que ser cara-de-pau. Sim, dê um passo a frente e simplesmente click. Não se preocupe. Se o assunto (uma pessoa) lhe olhar zangado, apenas sorria para ele/ela esperando ter o convencido XD Eu sei que fotos do chão ou da cintura parecem incomuns, mas se os outros te olharem intrigados, apenas sorria para eles. É a melhor forma de pegar fotos espontâneas. A emoção e o prazer depois de feita a foto são indescritíveis.

6) Peça permissão.
Há momentos onde você tem que pedir permissão do personagem. Apenas diga palavras simples como: “Oi, posso tirar um foto sua? Eu acho que vai ficar ótima” e deixe que a pessoa continue seu afazer e você poderá fotografá-lo. Porém, se falarem não, apenas vá embora.

Estas são dicas simples que eu posso compartilhar com vocês. Vamos aprender uns com os outros e seremos melhores lomografos
.

written by analogmonolog on 2011-03-31 #gear #tutorials #rua #tipster #eventos #fotografia #cotidiano #vida #dicas
translated by tukumoura

More Interesting Articles