A Descoberta da LOMO LC-A

Como todos nós sabemos, o futuro é analógico! De Moscou a Manila, de Londres a Tóquio, lomógrafos do mundo todo estão esquecendo todas as regras e fotografando da altura do quadril – criando milhões de maravilhosas mágicas analógicas! Mas, vamos dar uma olhada em como tudo isso começou e apurar como a descoberta de uma pequena e misteriosa câmera automática desencadeou uma revolução analógica internacional.

Os Lomógrafos Austríacos

Tudo começou lá atrás, na primavera de 1991. Um grupo de austríacos entusiasmados de Tyrol, estavam estudando e dividindo um apartamento em Vienna. Naquela primavera, eles decidiram fazer uma viagem para a recém criada Tchecoslováquia. Durante uma visita à Praga, capital da então Tchecoslováquia, eles se depararam com uma estranha e misteriosa câmera em uma loja de câmeras de uma antiga escola. O objeto pequeno e preto com um “clique” encantador foi rapidamente levado para o apartamento deles em Vienna. Depois de fotografar com a LC-A, eles ficaram completamente impressionados com as cores muito saturadas, com a nitidez e com as atraentes vinhetas (sombras escuras e efeito de túnel nas bordas) das imagens que produziram.

Uma Revolução Analógica

Eles rapidamente perceberam que a câmera tinha um caráter muito especial e próprio. Os estudantes, obcecados pela LC-A, começaram a tirar fotos feito loucos e a revelar seus filmes no supermercado mais próximo. Enquanto as fotos se empilhavam, muitas pessoas faziam perguntas sobre essa pequena pedra preciosa russa. “Onde eles poderiam achar uma igual?”

Lomografia com LC-A por goldie

Não era somente uma câmera especial, mas sim todo um novo jeito de tirar fotos! No verão de 1992, o Manifesto da Lomography e as 10 regras de Ouro foram escritos, enquanto nosso jovem e bravo grupo de lomógrafos fazia incursões à Russia frente à crescente demanda por LC-As. Em 2005, com o espírito da Lomography a todo vapor, a produção da LOMO LC-A em São Petersburgo chegou ao fim. Mas, isso foi apenas o começo do renascimento. Em 2006, com alguns toques da magia chinesa, a LC-A+ nasceu!

Lomografia com LC-A+ por satomi

Avançando no tempo – vocês são o próximo capítulo nessa louca e analógica história. Seus retratos e fotos alucinantes são o presente e o futuro da Lomography. As imagens perpetuam o mito e a lenda da LC-A! A Sociedade Lomográfica continua projetando novas câmeras e tem novos truques lomográficos na manga. Mas, no fim das contas, é você, Lomógrafo, que carrega o espírito analógico!

A Lomo LC-A: Um Resumo

A Lomo LC-A (Lomo Kompakt Automat) é uma câmera 35mm que foi produzida pela LOMO PLC em São Petersburgo, na Rússia.

Foi originalmente concebida como uma versão melhorada da japonesa Cosina CX-2 e para ser uma câmera automática para a povo soviético. Embora tivesse uma estranha semelhança física com a versão japonesa, a LOMO LC-A tinha caráter próprio, como foi constatado pelos nossos pioneiros heróis lomográficos.

A LC-A foi inventada pelo engenheiro-chefe Mikhail Grigorievich Kholomyansky e pela sua equipe e foi lançada em 1984. A câmera é famosa por produzir cores levemente mais saturadas, pela nitidez de suas imagens e por fazer vinhetas perfeitas (efeito de túnel que aparece nas bordas da imagem), assim como pela opção de zona inteligente de foco e por sua extraordinária função de exposição automática. A câmera escolhe a abertura e a exposição corretas automaticamente de dia e à noite, já que é capaz de fazer longas exposições de até um minuto.

Lomografia com LC-A por reinertlee

Tenha em mãos a própria LC-A+!
Check out the stunning LOMO LC-A Big Book!

Quer saber mais sobre o futuro analógico? Veja o microsite, participe da nossa competição Fotografe a sua Profecia e faça download dos posters ( ou peça na Loja Online ou na Loja Física) O Futuro é Analógico.

written by devoncaulfield on 2011-03-11 #lifestyle #historia #lc-a-lc-a-historia #descoberta-lomo #buscando
translated by liviacteixeira

More Interesting Articles