Salvando em fotos a arte das ruas

5

Gosto sempre de observar a cidade à minha volta e de alguns anos pra cá tenho sido surpreendida em esquinas de todos os bairros pela visão de desenhos, pinturas, colagens e graffitis. Resolvi então fotografar estas intervenções, pequenas ou enormes, que tanto me deslumbram na correria do dia a dia.

Uma das grandes mudanças urbanas que ocorreram no mundo todo e também no Rio de Janeiro foi o surgimento de diversos artistas que resolveram embelezar a cidade com suas inspirações.
Como estas imagens estão incrustadas em meio ao movimento diário, muitas vezes passam despercebidas pelos transeuntes e possuem uma vida curta, pelo menos em suas condições iniciais, seja por intervenções de outros que passarão por cima, pela sujeira, pela chuva, pelo tempo enfim. Às vezes, dois dias depois de você ter passado por aquele lugar, alguém pode ter chegado e modificado.

O caráter efêmero dessas obras e o fato de muitas delas não possuírem assinatura visível, sendo apenas reconhecidas por outros do mesmo meio tornam-nas ainda mais interessantes pra mim. São presentes para a cidade, um deleite para o olhar, arte que não exige direito autoral para ser exibida para milhares. Arte que não precisa do status verificado e garantido de um espaço interno, como museus ou galerias, para se legitimar. Artistas que estão dispostos a observar seus desenhos mudarem, se degenerarem, se misturarem com a fauna e a flora locais. Um hobby meu tem sido sair às ruas com minha Pentax para capturar estas imagens enquanto ainda estão ali.

Nas fotos que coloquei aqui pode-se ver graffitis encontrados nos bairros: Urca, Ipanema, Botafogo e Jardim Botânico. Recomendo a todos ficarem atentos aos muros da cidade.

written by hiperativa on 2011-03-19 #lifestyle #arte #rio-de-janeiro #rua #grafitti #pentax #lifestyle-analogico

5 Comments

  1. urbanartbrazil
    urbanartbrazil ·

    adorei os fotos. em especial do stephan doitschinoff. legal!

  2. urbanartbrazil
    urbanartbrazil ·

    adorei os fotos. em especial do stephan doitschinoff. legal!

  3. urbanartbrazil
    urbanartbrazil ·

    adorei os fotos. por enquanto nao achei um graffiti do stephan doitschinoff aqui em sp. legal

  4. desarte
    desarte ·

    Muito bom saber que tem tanta gente que curte fotografar graffiti, eu tb adoro!! Arte super atual tem tudo a ver!

  5. monamarques
    monamarques ·

    Sabe o que é engraçado? Outro dia eu vi uma garota fotografando os grafitis da Jardim Botânico. As chances de ter sido você são grandes! Hahahahaha.

    Os grafitis geralmente rendem boas fotos. São ótimos pra ficar olhando, e olhando e olhando outra vez.

More Interesting Articles