Budapeste – a cidade que roubou meu coração num fim de semana vermelho, branco e verde

Um famoso compositor brasileiro, Chico Buarque, escreveu que Budapeste é amarela. Quando eu estive lá, encontrei um céu cinza sendo vencido por três cores: vermelho, branco e verde. A bandeira húngara estava em toda parte: um lembrete do quão forte um povo é quando luta unido.

O povo húngaro pode ser conhecido como triste, mas assistir sua celebração no dia 23 de outubro tira qualquer dúvida de que eles são muito nacionalistas. E eles têm muitas razões para se orgulhar de seu país. Por exemplo: Budapeste é uma das cidades mais lindas do mundo; eles são responsáveis pelos primeiros golpes que derrubou o muro de Berlim.

O início da vitória foi em 23 de outubro de 1956, quando a população se revoltou contra as políticas soviéticas, pavimentando o caminho para uma oposição contra o comunismo em toda a Europa. Esse provavelmente é um dos principais feriados deles, e foi nesse dia que me apaixonei por Budapeste – em 2010.

O dia começou como um sábado tranquilo, mas as ruas foram rapidamente tomadas por uma multidão de húngaros orgulhosos: idosos e jovens, usando as cores de seu país, portando bandeiras, cantando canções. Era como um grande desfile, cruzando as ruas, as praças e os monumentos onde a revolta aconteceu.

Depois, veio “Szomorú Vasárnap” (domingo triste). E, assim como no poema, a cidade parecia lamentar a morte muitos cidadãos queridos. O céu estava cinza, mas as ruas estavam vermelhas, brancas e verdes: cobertas por bandeiras e flores. Era um enterro simbólico de 2.500 cidadãos corajosos de 1956 e a confirmação do compromisso dos húngaros de hoje de prezar e proteger o que foi conquistado com a manifestação.

Mesmo o poema tendo sido escrito anos antes da revolta, seus últimos versos parecem se encaixar à situação: os húngaros de hoje têm certeza de que, mesmo depois da morte, seus mártires os abençoam.

written by anarollemberg on 2011-02-24 #places #location #1956 #destino-de-viagem #feriado #revolta #budapeste #sovieticos #hungria
translated by anarollemberg

Kickstarter

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

More Interesting Articles