Lomografia e indiferença

3

Uma breve teoria nonsense sobre a ideia lomográfica.

2011 promete ser lomograficamente bela e criativa, por que não escrever o primeiro texto do ano de uma forma diferente? Comecemos fevereiro pelo “Lifestyle Analógico”. Essa sessão é o lugar perfeito para deixar o espírito lomográfico fluir em palavras o que tanto buscamos em imagens. Creio que algo um pouco nonsense possa ser socializado por aqui.

Uma das grandes diversões do mundo lomográfico é mostrar a realidade de uma forma mais interessante e dinâmica do que você está acostumado a ver por aí, seja por saturações enérgicas, distorções intensas, vinhetas extremas ou simplesmente seguindo uma das Regras de Ouro, como “Shot from the hip” que é clássica e prática.

Se você realmente deseja alterar a realidade, digo mais, a realidade de seus amigos, uma Fisheye é preciso. Mas você já sabia disso…por isso que digo mais ainda, tente colocar um ringflash nela e faça as duas preciosidades trabalharem juntas. Aí sim vocês irão apreciar uma nova experiência.

“Approach the objects of your Lomographic desire as close as possible”, lembra-se dela? Sim? use-a! Posicione a sua Fisheye à queima roupa, peça para fechar os olhos (ou corre-se o risco de ficar em alpha por alguns minutos) e boa viagem.

Não se preocupe com superexposição numa hora dessas, o Ring é feito para isso. É uma par perfeito, não?

Tudo que foi descrito até agora poderia entrar na sessão “Dicas e Truques”, mas decidi encaixar no “Lifestyle” por um simples motivo: retratar seus brothers, camaradas, trutas etc assim, é o puro conceito de “vida lomográfica”: há (muita) cor, distorção, interação, curiosidade. Você nem mesmo olha pelo viewfinder porque nessa distância resultaria no tal Parallax, e principalmente porque há o fator diversão que liga e conduz tudo isso.

Algo posso afirmar: ser clicado com uma Fisheye a 2cm do seu nariz e com o Ring acoplado disparando 4 flashes ao mesmo, é algo inusitado. Se você permanecer indiferente, isso é mais inusitado ainda.

A Lomografia está muito inserida nesse contexto de não ser, estar ou permanecer indiferente à Fotografia e por isso é algo tão interessante, excêntrico e dinâmico.

written by jorgesato on 2011-02-17 #lifestyle #ideia #conceito #indiferenca

3 Comments

  1. liviacteixeira
    liviacteixeira ·

    Retratos divertidos!

  2. mabbom
    mabbom ·

    Olha eu lá na última foto!!
    AAHahAHahAHahhAHahHUUAHUauhAUH

  3. jorgesato
    jorgesato ·

    erdinger e lomografia!! thumbs up! hahaha

More Interesting Articles