Aleksandr Ródtchenko: Revolução na Fotografia

Uma grande retrospectiva do artista russo Aleksandr Ródtchenko está em cartaz no Brasil. Aleksandr Ródtchenko: Revolução na Fotografia já passou pelo Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro e será aberta na Pinacoteca do Estado de São Paulo no dia 19 de fevereiro.

Desfile esportivo, moças com lenços, 1935.

De 19 de fevereiro a 15 de maio de 2011, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Instituto Moreira Salles apresentam exposição com cerca de 170 obras de Aleksandr Ródtchenko (1891-1956), um dos grandes inovadores da arte de vanguarda do século XX, e um dos líderes reconhecidos do construtivismo russo, ao lado de artistas como Kasimir Maliévitch, Kandinsky, Wladímir Tatlin e o poeta Maiakóvski.

Nascido em São Petersburgo, Ródtchenko iniciou-se na fotografia na década de 1920 (sua maior produção concentra-se no período entre 1924 a 1954) e foi aclamado internacionalmente como pintor, escultor e designer gráfico. Para ele, fotografar significava a possibilidade de criar arte realmente contemporânea; de mostrar o mundo através de “olhos matinais”.

Moça com uma Leica, 1934.

A mostra Aleksandr Ródtchenko: revolução na fotografia apresenta diferentes características de seu inovador trabalho fotográfico, de fotomontagens a reportagens. As séries de fotomontagens feitas para capas de revistas como Novi LEF e Dal ochi Pionier, cartazes e anúncios, outro destaque de sua obra, também poderão ser vistas na exposição.

Desenho de capa para o livro Pro eto (Sobre isto), de Vladímir Maiakóvski, 1923.

Para a curadora Olga Svíblova, “em 1924, a fotografia foi invadida por Ródtchenko com o slogan ‘Nosso dever é experimentar’ firmado no centro de sua estética. O resultado dessa invasão foi uma mudança fundamental nas ideias sobre a natureza da fotografia e o papel do fotógrafo”. Ródtchenko aliou a experimentação formal a preocupações documentais sobre a vida política e social da União Soviética.

ALEKSANDR RÓDTCHENKO: REVOLUÇÃO NA FOTOGRAFIA

Pinacoteca do Estado – Praça da Luz, 2, tel. (11) 3324-1000
De 19 de fevereiro a 15 de maio de 2011
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia); grátis aos sábados

Fonte: Instituto Moreira Salles

written by alosaluap on 2011-02-18 #news #pinacoteca #exposicao #aleksandr-rodtchenko #russo #vanguarda

More Interesting Articles