Pioneiros Americanos da Cor

A fotografia “clássica” é quase sempre associada com fotos em preto e branco. Alguns poderiam até argumentar que o reino da fotografia artística é confinado a imagens monocromáticas. A exposição “American Pioneers of Color” procura livrar-se desse estereótipo.

Stephen Shore, Merced River, Yosemite, National Park, California, 13 de agosto de 1979, Cortesia de Edwynn Houk Gallery, Zurich and New York

Uma vez cheia de controvérsias e diminuída, nos últimos anos a fotografia colorida finalmente se libertou do estigma de ser mundana demais para ser considerada arte. O domínio da cor na época estava confinado às fotos amadoras de família, que não tinham chance de ficarem penduradas em uma galeria. Esse era um fato que o fotógrafo Stephen Shore, entre outros, simplesmente não queriam aceitar.

“American Pioneers of Color” é uma coleção de imagens modernas e antigas, feitas por Stephen Shore, Joel Meyerowitz e William Eggleston, amplamente reconhecidos como primeiros mestres da fotografia colorida nos Estados Unidos. Seu uso pioneiro da cor na década de 1970 foi um afastamento ousado da longa tradição estabelecida de fotografia em preto e branco, a qual dominou o meio desde o início, e lançou as bases da fotografia contemporânea.

Stephen Shore, West 3rd Street, Parkersburg, West Virginia, 16 de maio de 1974, Cortesia Edwynn Houk Gallery, Zurich and New York

Veja mais na Edwynn Houk Gallery.

written by cruzron on 2011-02-27 #news #news #cor #galeria #exposicao
translated by alosaluap

More Interesting Articles