Gil e a Holga Gigante!

James e o Pêssego Gigante, morra de inveja! Aqui está Gil Adam, um estudante de Design Industrial de Israel, que desenhou e produziu uma versão enorme da clássica Holga. Ela está atualmente a mostra na exibição dos graduandos da Academia Bezalel de Artes e Design em Jerusalém. Vamos conferir!

Persistência, determinação e muito tempo livre estiveram envolvidos na fabricação dessa maravilha! Simplesmente descrevê-la não faria justiça à sua grandeza, então temos o próprio Gil Adam falando sobre seu projeto!

O modelo foi feito como parte do meu primeiro ano de estudos em Design Industrial na Academia Bezalel de Artes e Design em Jerusalem, Israel.

O objetivo do projeto (o qual é um projeto comum entre os estudantes do primeiro ano de Design) é fabricar um modelo de tamanho aumentado de um produto/objeto, sendo que a escolha do objeto, seu nível de detalhamento e seu tamanho final cabe ao estudante decidir. Como sou um Lomógrafo há muito anos e um grande fã da Holga, eu sabia desde o começo que eu gostaria de fazer uma Holga imensa, ainda que fosse muito mais complicado do que a maioria dos objetos escolhidos para esse exercício (mais de 30 partes individuais para fazer e juntar).

Para determinar em qual escala eu trabalharia, comecei procurando por alguma coisa para simular a textura de couro falso plastificado da câmera (em uma escala maior). Depois de uma semana de visitas a todas as fábricas e lojas de couro que eu conhecia e não encontrando a textura certa, eu finalmente a encontrei na forma de um papel de parede texturizado. A textura não era dramaticamente maior do que a original (cerca de 2 vezes maior), mas eu percebi que poderia trabalhar numa escala de 3:1 sem que a textura parecesse tão pequena.

Depois de ter minha escala, eu comecei a fabricação do modelo. Primeiramente, fiz medidas e desenhos no computador da câmera e suas partes em todas as direções para me ajudar a entender como eu juntarei as peças. O próximo passo foi construir o formato básico da câmera (corpo da frente e de trás, parte de cima com o flash e visor, base da lente, tampa da lente, grades laterais), o qual fabriquei de MDF, que eu serrei, colei, marquei e poli no formato e tamanho corretos. Depois de obter a base, eu me voltei para a fabricação das partes plásticas (lente, cone da lente, placa 12/16 do fundo, disco de avançar o filme, suporte para tripé, botões e janelas), que foram feitas na maior parte em torno mecânico (para as partes circulares) e laminador.

As partes mais dificeis de fazer foram os clipes laterais de metal. Eles foram feitos de aço inoxidável cortado por laser para dar a forma, prensados em prensa hidráulica com um molde para as duas tiras salientes e finalmente dobrado. O texto na parte da frente da lente foi impresso em uma impressora 3D e colado na frente da tampa da lente. Depois de ter todas as partes, fui para o trabalho de pintura, todas as partes que seriam pintadas receberam uma cobertura de primer e então foram pintadas na cor e textura corretas (tanto preto granulado, preto mate ou preto brilhante). A última parte foi juntar todas as peças, o que foi feito com alguns parafusos e colas variadas. Alguns toques finais e etiquetas (impressas em papel mate de foto e coladas no modelo) e terminei!

O que eu descrevi agora, relativamente breve, levou-me cerca de um mês e meio de trabalho, horas intermináveis de suor e frustração e uma quantia não pequena de $$$, mas acho que o resultado final valeu a pena totalmente. Eu tenho agora um modelo enorme na minha câmera favorita!!!

written by cruzron on 2011-02-22 #news #arte #holga #israel #gigante #projeto
translated by alosaluap

More Interesting Articles