Gil e a Holga Gigante!

James e o Pêssego Gigante, morra de inveja! Aqui está Gil Adam, um estudante de Design Industrial de Israel, que desenhou e produziu uma versão enorme da clássica Holga. Ela está atualmente a mostra na exibição dos graduandos da Academia Bezalel de Artes e Design em Jerusalém. Vamos conferir!

Persistência, determinação e muito tempo livre estiveram envolvidos na fabricação dessa maravilha! Simplesmente descrevê-la não faria justiça à sua grandeza, então temos o próprio Gil Adam falando sobre seu projeto!

O modelo foi feito como parte do meu primeiro ano de estudos em Design Industrial na Academia Bezalel de Artes e Design em Jerusalem, Israel.

O objetivo do projeto (o qual é um projeto comum entre os estudantes do primeiro ano de Design) é fabricar um modelo de tamanho aumentado de um produto/objeto, sendo que a escolha do objeto, seu nível de detalhamento e seu tamanho final cabe ao estudante decidir. Como sou um Lomógrafo há muito anos e um grande fã da Holga, eu sabia desde o começo que eu gostaria de fazer uma Holga imensa, ainda que fosse muito mais complicado do que a maioria dos objetos escolhidos para esse exercício (mais de 30 partes individuais para fazer e juntar).

Para determinar em qual escala eu trabalharia, comecei procurando por alguma coisa para simular a textura de couro falso plastificado da câmera (em uma escala maior). Depois de uma semana de visitas a todas as fábricas e lojas de couro que eu conhecia e não encontrando a textura certa, eu finalmente a encontrei na forma de um papel de parede texturizado. A textura não era dramaticamente maior do que a original (cerca de 2 vezes maior), mas eu percebi que poderia trabalhar numa escala de 3:1 sem que a textura parecesse tão pequena.

Depois de ter minha escala, eu comecei a fabricação do modelo. Primeiramente, fiz medidas e desenhos no computador da câmera e suas partes em todas as direções para me ajudar a entender como eu juntarei as peças. O próximo passo foi construir o formato básico da câmera (corpo da frente e de trás, parte de cima com o flash e visor, base da lente, tampa da lente, grades laterais), o qual fabriquei de MDF, que eu serrei, colei, marquei e poli no formato e tamanho corretos. Depois de obter a base, eu me voltei para a fabricação das partes plásticas (lente, cone da lente, placa 12/16 do fundo, disco de avançar o filme, suporte para tripé, botões e janelas), que foram feitas na maior parte em torno mecânico (para as partes circulares) e laminador.

As partes mais dificeis de fazer foram os clipes laterais de metal. Eles foram feitos de aço inoxidável cortado por laser para dar a forma, prensados em prensa hidráulica com um molde para as duas tiras salientes e finalmente dobrado. O texto na parte da frente da lente foi impresso em uma impressora 3D e colado na frente da tampa da lente. Depois de ter todas as partes, fui para o trabalho de pintura, todas as partes que seriam pintadas receberam uma cobertura de primer e então foram pintadas na cor e textura corretas (tanto preto granulado, preto mate ou preto brilhante). A última parte foi juntar todas as peças, o que foi feito com alguns parafusos e colas variadas. Alguns toques finais e etiquetas (impressas em papel mate de foto e coladas no modelo) e terminei!

O que eu descrevi agora, relativamente breve, levou-me cerca de um mês e meio de trabalho, horas intermináveis de suor e frustração e uma quantia não pequena de $$$, mas acho que o resultado final valeu a pena totalmente. Eu tenho agora um modelo enorme na minha câmera favorita!!!

written by cruzron on 2011-02-22 #news #arte #holga #israel #gigante #projeto
translated by alosaluap

Kickstarter

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

More Interesting Articles