Dupla Exposição = Diversão com a Diana!

2

O que antes era considerado um erro do fotógrafo ou da câmera, pode ser na verdade, seu maior salto criativo!

Assim que comprei minha Diana F+ logo no primeiro filme eu sabia que queria tentar dupla exposição, talvez porque a sensação que tenho é que o que antes era considerado um erro do fotógrafo ou da câmera, pode ser na verdade, seu maior salto criativo!

Algumas fotos de dupla exposição, são um pouco difíceis de compreender na primeira olhada, mas todas tem seu valor, sendo uma dupla planejada, ou que tenha acontecido sem querer. É muito comum, quando começamos a trabalhar com a Diana F+, esquecermos de puxar o filme, e aí aparecem algumas duplas, sem querer, como a foto abaixo:

Outras são planejadas…
O que devemos ter em mente quando planejamos uma Dupla Exposição?
Se você se aproximar de objetos cotidianos, perceberá que pode criar várias conposições.
Com duas imagens focais: Algo que ajuda muito é utilizar a regra dos terços para compor a fotos. Ou seja, imagine duas linhas verticais e duas horizontais dividindo sua imagem em 9 quadros iguais,e coloque as partes de foco da sua imagem ou nas intersecções das linhas ou sobre elas, lembrando de cada vez que vocês for expor o filme, colocar a imagem foco em partes diferentes da fotos.

Quando uma imagem serve de fundo e outra é focal:
Essas são mais fáceis de acertar, pois, normalmente a primeira exposição é um fundo tema, como um campo de flores, e a segunda imagem algo mais especifico, como um retrato.
O que torna essas mais fáceis, é o fato de você ter certeza que ambas as imagens serão compreensíveis e somente se complementarão.

O uso do flash:
O único cuidado que você deve ter é de não superexpor suas fotos. Muita luz pode deixar suas fotos lavadas, o que não é ideal. Para isso, alterne na cor do filtro/gel colorido, caso ambas as exposições necessitem de flash. Levando sempre em consideração a cor do fundo do que você está fotografando, mais a cor do gel escolhido.

Múltiplas Exposições:
Com o tempo, duplas não são mais suficiente para nos parecer um desafio, e você queira fazer múltiplas exposições. Neste caso, as mesmas dicas acima se aplicam, mas lembre-se que cada vez que seu filme recebe mais luz, mais clara fica a foto, portanto, não exponha o filme por longos períodos, e dê preferência à filmes mais lentos, dependendo do seu objetivo.
A linha Diana é perfeita para duplas, por ser totalmente manual, mas o mesmo efeito pode ser conseguido com outras câmeras, se grande esforço. E no final, a curiosidade de ver o resultado é tão grande, que você mal vai esperar (como eu), para revelar seus filmes!

written by ayslin1 on 2011-02-02 #gear #tutorials #tipster #flash #diana #diana-f #dupla-exposicao #dica #multipla-exposicao #dicas #dicas-e-truques #camera #duplas #regra-dos-tercos #multiplas #composicao

2 Comments

  1. lolaviana
    lolaviana ·

    Muito bom, Aline, adoro duplas e múltiplas! Creio ter feito uma e outra por acidente, mas ainda preciso ver o resultado. (acredita que ainda não revelei os filmes, até agora? só acumulando... -.-) Beijos! ;*

  2. ayslin1
    ayslin1 ·

    Oi Lola! haja coração ...você nao é curiosa? só cuidado para nao fazer como uma amiga que bateu tres filmes em NY e quando chegou aqui só sairam 2 fotos! beijos!!!!

More Interesting Articles