Revelando P&B em casa

Ao contrário do que se pensa, revelação de filmes Preto e Branco, é mais fácil do que parece e pode ser feita por principiantes em casa, com êxito quase garantido e custo baixo.

Não é necessário muito espaço, apenas um cantinho onde todos da casa saibam que você irá trabalhar e outros lugar para guardar os químicos (todos sempre devidamente rotulados e longe do alcance das crianças).
Este breve artigo refere-se apenas à revelação da filme, caso você queira a foto será necessária a ampliação (que na verdade é um Segundo processo de revelação, mas em papel) ou a digitalização com um scanner.

Você precisará de dois tipos de material, o permanente e o de consumo.

O permanente:
TANQUE DE REVELAÇÃO COM ESPIRAIS (Pode ser de metal ou de plástico. A espiral de plástico é mais fácil para iniciar, e algumas são reguláveis para filmes 35mm e 120)

TERMÔMETRO PARA LÍQUIDOS (para controlar a temperatura dos químicos, lojas especializadas vão lhe oferecer vários tipos, mas os de aquário são bem precisos e mais baratos)

DOIS VASILHAMES DE COR ESCURA, (para guardar os químicos)
BASTÃO PARA AGITAR (de vidro ou plástico. Para diluir os químicos, o de vidro é mais fácil de limpar e evita contaminação)

FUNIL (para colocar os químicos nos vasilhames.)

COPO MEDIDOR ( para dosar os químicos.)

QUARTO ESCURO (closet, armário, que possam ser vedados a luz. Para colocar o filme na espiral e depois no tanque, algumas pessoas fazem isso a noite em baixo do cobertor) OU CÂMERA ESCURA (basicamente é um saco com um fecho em uma ponta e duas mangas em outra. Substitui o quarto escuro para colocar o filme no tanque.

CRONÔMETRO, (para controlar o tempo de revelação e fixação.)

UM LUGAR PARA REVELAR (com água corrente, banheiros são mais indicados que cozinhas, pois os químicos utilizados na revelação são perigosos e não podem ter contato com utensílios que serão usados depois na alimentação)

Material de Consumo:

REVELADOR (o mais comum no Brasil e mais indicado para iniciantes é o Kodak D-76. Geralmente comprado em envelope, com um pó para diluir em 1L.)
FIXADOR (o da Kodak também é o mais comum, em envelope para diluir.)
INTERRUPTOR ( você pode comprar pronto ou pode ser usada uma solução de vinagre caseiro, 1 colher de sopa em 500ml de água.)

LÍQUIDO PARA LIMPEZA DO FILME, (o mais famoso é o da Kodak, Photo Flo. Mas, pode ser usado 1 colher de sopa de detergente neutro em 1L de água. )

O processo é simples: Após as fotos serem tiradas, passo importante e indispensável, o filme deve ser rebobinado. Em algumas câmeras existe a possibilidade de se deixar a lingüeta para fora, o que pode facilitar.

Com o filme e o tanque na mão, hora quarto escuro ou usar a câmera escura. O objetivo é colocar o filme na espiral. Existem alguns vídeos no Youtube, mostrando o processo, que é fácil.

Se a lingüeta do filme estiver para dentro você pode usar um abridor de garrafas para abrir a bobina e retirar o filme. Se estiver para fora você pode ir puxando o filme e colocando direto na espiral. Com o filme na espiral e dentro da tanque você pode ligar a luz e respirar fundo.
O próximo passo é revelar o filme.

Para isto previamente você já deve ter diluído o seu revelador e fixador de acordo com as instruções da embalagem e armazenado nos seus vasilhames escuros.

Coloque o revelador no tanque e dispare o seu cronômetro. A diluição a ser usada, assim como a quantidade de revelador e o tempo necessário vão depender do tipo do filme. Você pode consultar a tabela que vem na embalagem do revelador.

Durante a revelação é importante a agitação do tanque, esta agitação serve para garantir a exposição homogênea do filme ao revelador. É também é importante a batida do tanque em uma superfície rígida, para deslocar possíveis bolhas de ar que existam junto ao filme.

Após o tempo determinado na sua tabela de revelação está na hora de desprezar o revelador e colocar o interruptor no tanque, a solução de vinagre. Dispare o cronômetro e após 1 minuto, com agitação constante, despreze a solução.

Hora do fixador. Esta solução tem a finalidade de lavar os grãos de prata que não tenham sido sensibilizados a luz. De novo veja na embalagem do fixador o tempo que deve ser usada a solução. Dispare o cronômetro, agitação constante nos primeiros 30segundos e depois por 10segundos a cada minuto.
Terminado o tempo da fixação coloque a solução de volta no vasilhame com a ajuda do funil.(pois, ela pode ser usada várias vezes.) Após o fixador o filme não é mais foto-sensível, então você pode tira-lo do tanque e ver se está tudo bem.

Agora vamos à lavagem do filme. Com o filme nas espirais, coloque o tanque em baixo de uma torneira com água corrente e lave bem por 5 minutos. Depois deixe um fio de água correndo até completar 30 minutos. Agora você pode colocar uma solução com 1 colher de sopa de detergente neutro em 1 litro de água, com o objetivo de diminuir a tensão superficial da água e evitar manchas de secagem no filme.

Retire o seu filme da espiral, escorra o excesso de água e depois coloque o filme para secar em um local sem poeira, com um pregador em cada ponta para não enrolar e deixá-lo reto. O banheiro costuma ser um bom lugar, por ter menos poeira. (você pode deixar o chuveiro ligado por uns cinco a dez minutos para baixar a poeira, desligá-lo e fechar portas e janelas, assim quando seu processo de revelação tiver terminado, seu banheiro estará pronto para receber o filme para secagem)

E após algumas horas secando seu filme estará pronto!

Lembro que este artigo refere-se somente ao processo de filmes Preto e Branco. Filmes Negativos Coloridos exigem outros passos e lavagens, que eu recomendo serem tentados somente após o domínio da técnica do P/B.

written by ayslin1 on 2011-01-31 #gear #tutorials #preto-e-branco #lab-rat #tipster #p-b #negativo #revelacao #filme #desenvolvimento

The Lomogon 2.5/32 Art Lens lets you widen your world – yet it isn’t any wide-angle lens. Designed to electrify escapades great and small, it’s your ticket to the definitive Lomography aesthetic. Sweet saturation, high contrast, cutting-edge optical quality, unique bokeh, super-speedy aperture mechanism – the Lomogon is the ultimate Lomo eye on the world. Head over to Kickstarter now to discover everything you need to know about our latest invention, and save up to 40% on its final retail price with our amazing Kickstarter specials!

More Interesting Articles