Elevador de Santa Justa (Lisboa)

O Elevador de Santa Justa é uma estrutura no estilo da Torre Eiffel situada na baixa de Lisboa.

O Elevador de Santa Justa é uma estrutura no estilo da Torre Eiffel situada na baixa de Lisboa. No seu interior encontram-se dois ascensores de madeira que levam as pessoas para cima e para baixo, ligando as ruas da baixa ao Largo do Carmo.

O Elevador de Santa Justa foi desenhado por Raul Mesnier de Ponsard, um engenheiro português nascido no Porto e aprêndiz de Gustave Eiffel. A construção foi terminada em 1902 e era originalmente alimentada a vapor, tendo sido convertida para o sistema eléctrico em 1907.

O elevador tem 45 metros de altura e está decorado em estilo neo-gótico, com padrão diferente em cada andar. O último andar é acessível por escadas helicoidais e tem um terraço com um excelente café que oferece uma visão previligiada do Castelo de São Jorge, da Praça do Rossio e das redondezas da baixa.

Hoje em dia a estrutura é propriedade da empresa de transportes Carris e encontra-se integrada na rede de transportes públicos. Em Fevereiro de 2002, em conjunto com os elevadores da Lavra, Glória e Bica, também propriedade da Carris, foi classificado como monumento nacional.

written by tmmluis on 2011-01-26 #places #lisboa #location #portugal #eiffel #monumento #elevador #neogotico #ferro #transportes
translated by oricardo

Thanks, Danke, Gracias

Thanks

We couldn’t have done it without you — thanks to the 2000+ Kickstarter backers who helped support this analogue dream machine the Diana Instant Square is now a reality. Watch out world, this Mighty Memory Maker is coming your way! Did you miss out on the Kickstarter Campaign? Fear not, pre-sale is now on and we have a Diana Instant Square waiting just for you! Pre-order now to pick up your own delightful Diana Instant Square and free Light Painter just in time to snap away those Christmas Carols.

More Interesting Articles