NDSM: Amsterdã Criativa

NDSM é um antigo estaleiro no Norte de Amsterdã e é nesses dias o centro da cultura alternativa. Esta vasta área de 84.000 m2 é composta pelo armazém NDSM, oficinas e ateliês artísticos, juntamente com duas gruas de grande dimensão e duas enormes rampas para navios.

O Estaleiro Holandês e Empresa de Construção Naval (NDSM) foi um estaleiro para a construção e reparação naval e de engenharia em Amsterdã, que existiu entre 1946 e 1979.

Em 1946, dois dos estaleiros de Amsterdã, para a construção naval, chamados Nederlandsche Maatschappij (NSM) e Dok Nederlandsche Maatschappij NV (NDM) se fundiram em um novo espaço com o nome Nederlandsche Dok en Scheepsbouw Maatschappij (NDSM). NDSM concentrada principalmente em navios de carga e petroleiros. Em 1978, o governo achou que deveria ser fechada e isso levou ao fim da construção naval para a NDSM.

Em 2000, um grupo de artistas, gente de teatro, skatistas e arquitetos que se auto-intitulavam Kinetisch Noord, aproximou-se da Câmara local com um plano para reconstruir o antigo estaleiro. Seu plano era transformar NDSM no maior viveiro de talento artístico na Holanda.

Estes dias, a área é utilizada como um espaço para festivais de Verão e artistas que trabalham em conjunto para vários projetos criativos. A grande área também é utilizada para diferentes exposições e abriga entre outros, um edifício armazém principal, com duas enormes gruas (uma está parcialmente destruída) e duas rampas (que também tem espaço por baixo). Aqui você também pode encontrar alojamento estudantil, um popular bar, os estúdios da MTV, e um submarino…

Kunststad, que significa “Cidade Arte”, ou o edifício das grandes portas azuis, como eu costumo chamá-lo, é um complexo de estúdios de arte e oficinas ligadas por uma rede de ruas largas e longas e ruas laterais mais estreitas. Abriga grupos de teatro, escolas de dança, estúdios de música, salas de projeção, programação experimental e espaços de exposição. Ainda dentro do local o mais excitante é o parque de skate flutuante que se situa a sete metros de altura.

Eu sempre acho inspirador quando me vejo totalmente absorvida em o que quer que esteja trabalhando no computador e de repente alguém começa a tocar piano, mesmo que a música clássica não seja realmente o meu estilo de música favorita. Às vezes pode ser hilariante, quando, em vez da suave música de piano, eu ouço as pessoas gritando como loucas. Por um segundo, eu sempre penso que algo ruim está acontecendo e então eu percebo que é apenas o pessoal do teatro!

Aqui você pode respirar arte todo o tempo; você pode encontrar peças de arte em cada canto desde esculturas até grafite.

O ambiente criativo underground faz a área tão especial e única enfatizando seu grande contraste com o centro da cidade.

Pode chegar facilmente ao cais NDSM com o serviço gratuito de balsa GVB na parte traseira da estação central. O tempo de viagem é de aproximadamente 15 minutos.

Para mais informações, visite NDSM

written by -alia- on 2011-01-21 #places #festival #skate-park #arte #experimental #underground #location #barcos #musica #ndsm #teatro #arquitetura #grua #danca #dicas-de-viagem #cais #kunststad #alternativo #estudio #armazem #rampa #amsterda-noord #estaleiro #kinetisch
translated by -alia-

More Interesting Articles