Capítulo 2: As 10 Regras da Lomografia

Esse trecho foi tirado do “Lomo LC-A Big Book”. Mais capítulos virão…

1 LEVE A CÂMERA PARA TODOS OS LUGARES
Como qualquer outra paixão, você nunca pode planejar ou prever Lomografia. É como a sua voz interior e o seu desejo mais profundo estivessem trabalhando ao mesmo tempo. A Lomografia está esperando na esquina para dizer “E aí, quer uma carona?” Você pode estar na garagem, na floresta ou em um Airbus, no trabalho ou no monte Fuji, jantando com o príncipe Charles, no trabalho, ou na cama acordando com o café-da-manhã. O seu dedo indicador começa a tremer, seus olhos ficam esfomeados e a sua alma está se queimando por imagens. Você pega a sua LOMO LC-A, clica, ahhh, clica, agora está melhor, clica. Depois, acontece: o seu desejo de Lomografia fica incontrolável, o desejo de registrar tudo ao seu redor toma conta de você e não te larga. E nem você larga dela: você sente a Lomografia e a vida começa a pulsar. É o melhor vício do mundo. Você sabia que as melhores fotos vêm do espontâneo? Situações impulsivas e que por isso mesmo, nunca fotografadas, simplesmente pela falta de uma câmera? A sua LOMO LC-A compacta e rápida torna-se uma parte integral do seu corpo e alma. Ela chega a esferas fotográficas que outras câmeras não chegam: inexperada, momentos repentinos espontâneos; as partes da vida mais vibrantes! Abra os seus olhos e sempre tenha a LOMO LC-A com você.

2 USE EM QUALQUER MOMENTODIA E NOITE
Todo segundo é especial para você e para a sua LOMO LC-A; todo momento é monumental! Quando você está lomografando, você não apenas está vivendo a sua vida no presente com mais intensidade e empolgação, mas também conservando o presente para o seu futuro. Tudo com a ajuda das brilhantes, escuras, borradas, cinzas, indefiníveis, duras e diretas lomografias. Seus sentimentos, suas memórias e suas lomografias; elas transformam tudo em uma nova, completa e autêntica visâo e percepção de você e da sua vida. Você não apenas percebe isso no nascer do sol, o andar do próprio dia, os feriados e os aniversários, não é mesmo? Então continue fotografando em todo ambiente, todos os dias e todas as noites, esteja ligado, e crie-se. Fotografe descansando e dê para a sua memória belas, artísticas, feias e bobas lomografias. Esse est percipi est Lomographi. Use a sua LOMO LC-A enquanto viver!

3 A LOMOGRAFIA NÃO É UMA INTERFERÊNCIA NA SUA VIDA, É PARTE DELA.
Não há nenhuma chance de uma relação fóbica: a LOMO LC-A é o que você sempre gostaria de ter na sua vida; a sua melhor amiga; companheira de bebedeiras; lidar espiritual e amante, tudo ao mesmo tempo. Você trabalha com a câmera, você bebe com a câmera, você dorme com a câmera. Lomografia torna-se um hábito natural da sua vida, como conervar, andar, comer, pensar, rir e amar. Como um Lomógrafo, você não apenas está fotografando uma situação, você é parte essencial dela. A vida respira Lomografia e a Lomografia inspira a vida. Você ri e você lomografa, você chora e você lomografa, você anda e lomografa, você conversa e lomografa, você ama e você lomografa e você lomografa, e você lomografa. A Lomografia é um sinal poderoso da sua existência, uma confissão constante do seu desejo pela vida e um campo magnético das suas emoções mais intensas. .

4 TENTE FOTOGRAFAR DE TODOS OS ÂNGULOS
O ponto de vista normal de um fotógrafo – olhar através do visor – é de alguma forma sempre finito; está limitado a algo em torno de 1.1 metros a 2.2 metros acima do chão. Mas o que acontece por cima e por baixo na perspectiva de um cachorro, gato, bebê, inseto ou de um pássaro? Não esconda-se atrás da sua câmera, liberte-se de convenções. Não olhe pelo visor, esqueça margens de segurança e timidez desnecessária! Mãos para cima, mãos para baixo, mãos para frente, a Lomografia de cima para baixo e de baixo para cima e de frente para você e você de frente para o nada, meias, sapatos, dedos, quadris, botões, cintos; aloha! A sua LOMO LC-A está na mão como uma luva e te prepara para uma arriscada zona de foco rápida que te permite capturar uma situação em um pedaço de segundo. Tente tirar fotos de todas as maneiras possíveis e experimente uma liberdade absoluta e uma visão sem limites!

5 APROXIME-SE DOS OBJETOS DO SEU DESEJO LOMOGRÁFICO O MAIS PERTO POSSÍVEL
Uma parte essencial da sua existência Lomográfica é está exatamente no centro das coisas e investigar o mundo por dentro. Assim como você é com as pessoas, você tem que ser gentil, legal, compreensivo e interessado para conhecer o íntimo da sua mira. Assim que você se sentir no momento certo, tire a foto! Tente isso e você verá que a afeição mais profunda do seu objeto será capturada na imagem. Aproxime-se, desenvolva o contato com a sua mira e crie um relacionamento. Sorria, oi, oi a LOMO LC-A é parte e mediadora do seu relacionamento, bom dia, click, a câmera te ajuda a conhecer as suas motivações e é, afinal, uma boa razão para conversar com alguém em festas chatas. Click, click, essa vai ser uma boa foto, click, posso mandar essa para o seu email? click, lindo, click, eu te amo, click, comunique-se, converse! Quando mais conversa, melhor a Lomografia. Aproxime-se, e aproxime-se mais, não tenha medo: ria e todo mundo não apenas vai te amar como também a sua LOMO LC-A mas isso também comprova que a Lomografia é a coisa mais natural da Terra!

6 NÃO PENSE (WILLIAM FIREBRACE)
Os seus insights mais brilhantes e claros serão sempre as suas primeiras impressões. Elas acontecem entre momentos de percepção visual, quando a informação é levada dos sentidos para o cérebro para ser filtrada. Milisegundos depois já é tarde: a sua grande cafonice e limitações já colocaram um fim na diversão e dividiram a percepção pura em conceitos chatos, idéias e problemas. A vida é assim, lamento… Não!
Nós encontramos um caminho maravilhoso e fácil de você entrar nessa convenção: Não pense! Atire todas a socialização intelectual para os céus, deixe a fluência de informação circular livremente, não trate e não vasculhe a sua mente. Tire a foto, sinta, perceba e tire, divirta-se, fotografe tudo que lhe chamar a atenção, surpreende-se, empolgue-se, seduza-se.
A Lomografia é uma diversão surpreendente para a sua vida limitada e vai te iluminar com revelações verdadeiras, simples e maravilhosas.

7 SEJA RÁPIDO
O nosso mundo move-se como um trem de alta velocidade sem freios e construído com sistemas ultra-complexos que a maioria das pessoas, de fato todos nós, não conseguimos compreender mais – o que é muito motivante para o olhar Lomográfico! Momentos, ações e momentos Lomográficos não estão apenas lendo o papel e esperando para você tirar fotos deles… o salva-vidas de piscina com a sua grande barriga, o campeão de dança com a sua vestimenta colada, o cachorro com a gravata rosa, o motorista com óculos fundo de garrafa, o seu pai no chuveiro. Acredite; eles não são tão loucos por você estar tirando fotos deles – mas com certeza você é o insano! Então, tenha calma quando colocar o seu dedo no medidor de foco da sua LOMO LC-A, confie em você e na exposição automática, seja rápido para capturar o segundo do momento e o destino acidental. Segure a respiração, seja corajoso, pegue a chance, mova-se, fotografe, divirta-se, aja rápido – isso é a Lomografia!

8 VOCÊ NÃO PRECISA SABER O QUE FOI CAPTURADO NO FILME.
Você nunca pode prever os resultados que vocês vai gerar com a sua LOMO LC-A, até porque você está submetido ao resultado também da a interação entre os mecânicos Russo-Chineses, aos crus ( e frequentemente expirados) filmes, banhos de emulsão química, o iluminado técnico do laboratório, luz natural e artificial, a sua mão artística e outros fatores que não podem ser revelados. Além de tudo, a Lomography é frequentemente um ato inconsciente e não pode ser controlado de maneira alguma. Lomografias sempre surgem de inesperadas situações, idéias, olhares e intenções. E sempre tem a ver contigo. Você brinca com o mundo exterior e as coincidências que aparecem te fazem escolher – Lomografar ou não Lomografar? Você faz isso porque é uma grande diversão, porque te faz curioso, porque é muito emocionante saber que você nunca vai saber o que você conseguiu capturar e porque isso estimula a sua criatividade, intuição e inspiração de um jeito que você nunca imaginou! Viver com a LOMO LC-A significa estar sempre vivendo com o imprevisível, incerto e coincidente; é portanto, viver em liberdade.

9 E DEPOIS TAMBÉM
Alguns dias depois você consegue as suas lomografias do laboratorio e não acredita no que os seus olhos vêem: Quem é esse? Que cor é essa? Quando que eu tirei essa foto? De quem é esse cabelo? Esse é você? Não, não é o Vinícius… interessante, e tem o pé da Camila também… uma cabeça grande, uma garrada de cerveja, borrões, surpresas, sorrisos, dentes, duplas exposições acidentais… Você nunca vai entender completamente o mundo. Mas você vai entender as suas fotografias lomográficas ainda menos! Não tente analisá-las: observe a cada uma delas de forma diferente e deixe que elas contem as suas próprias histórias, que são automaticamente suas. As suas ações lomográficas são uma constante criação da sua existência que ilustra as aventuras da sua vida e em todas as suas loucuras, comportamentos, formas, cores, faces e borrões. Você não precisa saber, afinal, o que está no seu filme – apenas leia as entrelinhas, entre as Lomografias, aprenda a olhar de uma forma nova e leia suas formas, sentimentos, expressões, seus balanços e swings: sua vida!

10 NÃO LEVE A SÉRIO REGRA ALGUMA
Não escute os outros; volte a verdade para você mesmo, siga a sua voz Lomográfica interior e nunca esqueça de que nem tudo que brilha é uma regra de ouro. Descubra a sua própria Lomography, esqueça tudo sobre educação, socialização, doutrinas, conhecimento e tudo que você já aprendeu ou não aprendeu sobre fotografia. Liberte os seus desejos, nunca pare de se movimentar, nunca parte de Lomografar; acredite em você mesmo, foque no que é importante e nem tão importante assim, aproveite a vida e as suas variações, esqueça que a câmera está na sua mão e fotografe até que os seus olhos estejam brilhando!

QUEM AFINAL FEZ ESSES DESENHOS?
O trabalho artístico que você vê aqui são os desenhos de Alexander Djikia. O artista Georgiano que vive e trabalha em Moscou, e usou a LOMO LC-A exclusivamente como inspiração para este livro e leva você a uma viagem à verídica história desta câmera e seus usuários. Desnecessário dizer que o Alexander Djikia foi um dos primeiros lomógrafos da Terra – ele, portanto, sabe o que está desenhando e você não deveria se preocupar com nada a não ser deixar-se guiar por essa mão habilidosa pelo mundo maravilhoso na nossa câmera russa favorita.

Tenha a glória completa do livro

written by gabysalas on 2011-01-11 #library #10-golden-rules #lomography-books #lomo-lc-a-big-book
translated by liviacteixeira

More Interesting Articles