Back 35mm Diana F+ : Acertando Enquadramento

1

Quando estamos acostumados a utilizar câmeras digitais modernas, ou mesmo a Diana F+ com filme 120 e passamos a utilizar o 35mm back da Diana F+, muitas vezes temos dificuldade em acertar o enquadramento e saber o que estamos fotografando.

Quando estamos acostumados a utilizar câmeras digitais modernas, ou mesmo a Diana F+ com filme 120 e passamos a utilizar o 35mm back da Diana F+, muitas vezes temos uma grande surpresa.
A impressão que temos é que nossas imagens estão com zoom, ou que foram cortadas. Pois o que vemos através do visor, não é o que aparece nas fotos.

Naturalmente o filme de 35mm, é menor que o 120, e ao utilizarmos as máscaras que vem com o 35mm back para Diana F+ porções diferentes do filme serão expostas quando você fotografar. Mas como saber o que vai aparecer na foto?

No início é uma questão de adivinhar, mas com o uso, você perceberá, que é uma questão matemática.

33×34mm (quadrado com furos)
24×36mm (paisagem padrão)
33×48mm (panorâmica com furos)
24×48mm (panorâmica padrão)

Vamos imaginar que você está olhando através do visor de sua Diana F+ com a lente padrão, que vem junto com ela, a imagem que você terá é algo parecido com isso, ou seja, a imagem que você teria, se estivesse utilizando um filme 120, que ocupa todo o quadro da foto e produz a vinheta nos cantos. (Imagem Completa)

O que acontece quando você instala o 35mm back em sua Diana F+ é que, como o filme é mais estreito, ele “corta”sua imagem. A única parte que vai sair é a que atingir o filme instalado em sua câmera. Ou seja, o filme não atinge o alto e a parte de baixo do quadro, e como essas partes são as que produzem as vinhetas, elas serão cortadas ( A parte que sairá em sua foto é a parte que está mais escura na segunda foto)

Cada pessoa utiliza uma técnica diferente, algumas utilizam a chamada “Proporção Áurea” ou “Proporção Dourada”, que nada mais é que um cálculo matemático utilizado pelos grandes pintores, como Boticelli em “O Nascimento de Vênus”, ou seja, alinhas a cabeça, ou parte principal do foco com a linha central da imagem(verticalmente). Mas, devemos ter cuidado para não cortarmos a cabeça de nossos amigos (horizontalmente).

Quando você usa o 35mm back, você deve focar como faz costumeiramente. Mas a lente escolhida pode ajudar, por exemplo, uma lente grande angular tem um campo de visão mais profundo, facilitando você fazer “caber”mais imagens e objetos em seu quadro, por isso algumas pessoas gostam de utilizar o 35mm Back para Diana F+ juntamente com lentes 55m ou 38mm ao invés da 75mm padrão.

Além disso, você pode usar a máscara 33×34mm (quadrado com furos) com a lente de 55mm e que você vai fotografar em seu filme, algo muito parecido com o que está vendo no visor, sem precisar utilizar nenhum adaptador de visor como faria com o uso do filme 120.

Agora é só escolher a forma que mais te agrada, e sair para um bom passeio lomográfico!

written by ayslin1 on 2011-01-16 #gear #tutorials #tipster #diana-f #dica #tecnica #foco #lentes #camera #enquadramento #back-35mm

One Comment

  1. lsampietro
    lsampietro ·

    ooo valeu mesmo! eu tava cortando a cabeça de todo mundo! haha

More Interesting Articles