A BelOMO Etyud (Etude)

Etyud – é uma simples câmera de plástico para uso. Uma das poucas câmeras de plástico 120 da URSS dos anos 60 e 70. Cores desbotadas, o corpo angular – o povo soviético sabe deste tipo de design. Mas fotografar com esta câmera é muito agradável.

É claro que é uma toy câmera, na descrição Soviética, fabricada na BELOMO (BELorusskoe Optiko-Mekhanicheskoe Ob’edinenie) 1969-1984. A câmera pode ser chamada de irmã mais velha da “Shkolnik”. Produziu mais de 1,5 milhões de unidades, mas agora é uma câmera rara. Tem corpo de plástico e vidro (01:11 / 60), sem foco (nitidez a partir de 4 metros para o infinito). Existem duas opções para exposições de instalação (1 / 60 e B) e aberturas (11, 16, 22) na frente da câmera. Ao lado da câmera há um botão de rebobinar filme, na parte superior do corpo – o visor, na parte inferior – tripé. Também há um sapata, mas nenhum contato com sincronização – é uma solução construtiva estranha ou eu não a entendo. A câmera dispara um filme tipo 120, mas o tipo 135 entra muito bem. Em geral, a descrição técnica não é incomum.

Eu consegui a Minha com grande sorte – Alguém a pôs num Leilão no Molotok (“martelo”, o russo para o ebay), por somente100 RUB ( Cerca de US$ 3). Eu Comprei a câmera e, também, uma “Lubitel-1” do vendedor.

Depois de algum tempo, decidi tentar usar a câmera e os resultados, fiquei agradavelmente surpreendido: a imagem da câmera clara e nítida, vinheta agradável e fácil, cores doces e vivas. A câmera tem um bom desempenho em baixa luminosidade (“B” da exposição): não há borrão e manchas como algumas outras câmeras. Na maioria das vezes, eu fotografo a natureza com ela, é o meu tema preferido. Eu também fotografei com um rolo de filme 135 e os resultados também foram bons.

Se você tiver a oportunidade de comprar esta câmera, especialmente econômica – Eu aconselho você a levá-la. Meu amigo uma vez descreveu esta câmera como uma “Diana soviética” e eu acho que ele está certo de alguma forma.

written by mcrstar on 2011-01-10 #gear #120 #review #soviet #belomo #4x6 #etyud #ussr
translated by ayslin1

More Interesting Articles