Como fazer uma caixa de luz

1

Processo para fazer uma caixa de luz e poder escanear nossos negativos

Vamos contar nossa experiencia em cosntruir uma caixa de luz caseira.

Tudo começou quando tentamos escanear os negativos de nossa “360º Spinner” e percebemos que não poderiamos fazê-lo porque nosso velho escaner de negativos não era capaz. Gostamos das idéias de alguns outros Lomo-amigos (como o “rietveltt”) mas queríamos ser ainda mais criativos evitando imagens pixelizadas.

Materiais necessarios:

1. Caixa de papel (usamos uma com 40cm de largura, 25cm de comprimento e 20cm de altura) 2. Um rolo de papel alumínio (aqueles usados para cozinhar…) 3. Luz; escolhemos 2 lampadas fluorescentes de halogênio (35cms de comprimento) 4. 1 multiple socket adapter for unifying both light sockets in one 5. Arame para prender as lampadas na caixa 6. Papel vegetal (tamanho DIN-A3) como difusor de luz 7. Extras (fita adesiva para forrar a caixa, tesoura, cola em bastão e algo para furar a caixa) 8. Paciência e vontade, o resultado compensa!

Processo:

1º de tudo, devemos forrar o interior da caixa com o papel aluminio ( a cola bastão funciona bem para esta etapa). Tenha cuidado em evitar rugas no papel, use uma régua para ajudar.

Arremate as bordas superiores da caixa com fita adesiva, evitando assim que o papel aluminio se rasgue

Use um prego ou outro objeto perfurante para fazer alguns buracos na caixa para passar o arame e fixar as lampadas na caixa. Decidimos fixa-las nas paredes laterais da caixa, desta forma elas não estão muito no fundo e a luz é distribuida de melhor maneira. Lembre-se, se a lampada escolhida tiver um interruptor, você deve deixá-lo ligado. Ele vai ligar/desligar quando plugado na tomada.

Iremos fazer, tambem, um pequeno furo em um dos lados para passar o fio da lampada.

Para finalizar, coloque o papel vegetal cuidadosamente no topo da caixa (funcionará como o difusor de luz) com dita adesiva; não esqueça de deixa-lo esticado.

A tampa da caixa irá proteger o papel quando for guarda-la

Agora é só plugar na tomada e começar a trabalhar com seus negativos.

Espero ter ajudado! :D!

written by pingus on 2010-12-25 #gear #tutorials #tipster #escanear #negativos #caixa-de-luz #materiais #solucao
translated by gabeenogueira

One Comment

  1. brasnildo
    brasnildo ·

    com essa caixa de luz, vc tira uma foto com uma camera em macro ou usa ela e põe sobre a mesa de um scanner comum? ou outra coisa?

More Interesting Articles