Fotografia noturna: Um ponto de vista pessoal

Existem muitas maneiras de aproveitar a noite, mas para mim, a melhor maneira de me lembrar de uma noite não é a ressaca no dia seguinte. Aqui está um guia ou um grupo de dicas para fotografia noturna.

Para este tipo de fotografia é quase essencial o modo B (bulb) ou que a câmera permita o ajuste do tempo de exposição, pelo menos 8 segundos. Iremos executar o que é chamado de BRACKETING,que nada mais é do que fazer de 2 a 3 capturas na mesma cena mudando o tempo de exposição em cada caputura. Por isso certifique-se que expô-la corretamente. Também é interessante se pudermos mudar a abertura (do diafragma = f). Por quê? Embora pareça contraditório usar aberturas pequenas (f22) que permitem menor entrada de luz, ela permite a captura de maior numero de detalhes na cena ou “movimento”. Por exemplo, Lubitel ou Smena 8M são ideais para este tipo de fotografia.

Filme. Apesar do filme preto e branco ser interessante, eu acho que capturar as cores das luzes é o mais marcante da fotografia noturna. Eu costumo usar slide film (processado cruzado) para exagerar a saturação.

Suporte. Tudo o que você deve saber é que ,durante longas exposições, ao segurar a câmera com a mão você terá imagens embaçadas ou tremidas. Em alguns casos isso pode ser interessante, em outros casos nós não queremos captar o movimento de nossa mão, mas o sujeito/objeto fotografado. A melhor opção é ter um tripé, mas qualquer tipo de apoio vai funcionar. Eu sei duas dicas para evitar mover a câmera quando puxar o gatilho: usar um cabo disparador ou o timer da câmera (isso nos impede de utilizar o modo B, mas pode ser suficiente se pudermos definir a exposição de 8 segundos ou mais).

written by megustastu on 2010-12-27 #gear #tutorials #arte #tutorial #tipster #luz #dica #noite #longa-exposicao
translated by gabeenogueira

Kickstarter

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

More Interesting Articles