Fotografando na Fortaleza de Santa Cruz

Ainda tendo como tema para minhas fotos a cidade de Niterói (13km do Rio) outro LomoLugar muito interessante é a Fortaleza de Santa Cruz!

Dentre os pontos turísticos da cidade a Fortaleza é sem dúvida nenhuma um marco muito importante, talvez o mais relevante até a construção do MAC. Se trata de um dos antigos fortes que guardavam a Baía de Guanabara de possíveis ataques piratas, ainda no tempo da colônia. Seu posicionamento foi escolhido para que ela, junto com outras quatro fortificações – alcançando com fogo os Fortes de Copacabana, Laje, São João e Imbuí , essas duas últimas também em Niterói- dominassem o controle sobre a entrada marítima na cidade.

Chegar na fortaleza é bastante simples, mas recomendo que se vá de carro, o estacionamento é grátis. Existe um ônibus (33- Jurujuba), que saí do terminal ao lado das Barcas, que leva até as proximidades, mas depois ainda é necessário caminhar por volta de meia hora até chegar na Fortaleza.

A cada 15 minutos ocorrem visitas guiadas por soldados. A visita dura por volta de 30 minutos e nela o visitante é apresentado ao espaço, assim como, passa a conhecer diversas informações e curiosidades sobre os quase 500 anos da Fortaleza. Desde o período colonial, quando alojava piratas e corsários, até a ditadura militar, quando também serviu de prisão.

A Fortaleza fica aberta: de terça à Domingos e Feriados das 9h às 17h. (4r$, 2r$para estudantes).

Por estar localizada num bairro que atualmente funciona como uma colônia de pescadores muitos visitantes dão uma paradinha nos restaurantes de Jurujuba, antes ou depois de conhecer a Fortaleza.

Maiores informações
fotos: maymosciaro e ninolbn

written by maymosciaro on 2010-12-18 #places #landmark #rio-de-janeiro #location #lugares #niteroi

More Interesting Articles