Scanner simples para 35mm

5

Quando voltei ao mundo analógico não entendi muito bem como os negativos poderiam ser digitalizados. Afinal, na década de 90 não existia essa moda! Apenas imprimíamos em 10×15.
Mas nos últimos tempos achei genial a possibilidade de digitalizar meus negativos, não só os novos, mas principalmente, aqueles antigos….

Inconformada com como eu desconhecia a possibilidade de digitaizar negativos. E, ainda pior, depois que descobri, porque eu não podia fazer isso em casa!?
Resolvi recorrer à boa e velha internet e procurar onde poderia encontrar um scanner de negativo acessível e simples, para uma pessoa comum…
Comecei minha pesquisa por alguns sites nacionais, os preços até que eram razoáveis e chegaria bem rápido. Mas, com tenho alguns amigos adeptos das importações resolvi pegar umas dicas com eles. No final das contas acabei comprando pelo Ebay um scanner!

Não faltavam opções mas como eu não conhecia muito sobre o tema resolvi optar pelo mais baratinho só pra ver se funcionava. Consegui comprar por um preço tão bom que não havia nem a necessidade de pagar aquela taxa de importação da alfândega! Imbatível em relação aos preços encontrados no Brasil

Mas vamos ao que interessa… o produto:
É um scanner bem simplificado, não requer qualquer tipo de habilidade com informática.
Basta instalar um cd, conectar o USB e pronto!
Dá até pra você deixar sua mãe, tia, avó… sozinha scaniando os antigos negativos dela!

Unica coisa que não achei muito interessante, mas estou trabalhando em ajustes, é que ele dá uma “lavada” nas fotos, digitalizando-as com uma cor mais apagada que as exibidas na folha de contato. Em alguns casos dá para alterar antes mesmo de scanear ou também se pode recorrer a algum programinha de manipulação de imagens!

Outro ponto ruim foi a demora… demorou 1 mês para chegar, mas se você tem mais paciência que eu isso não será um problema! =)

Acho que a dica é válida para aqueles que querem economizar um dinheiro também. Afinal, agora só gasto revelando o filme e fazendo o contato (3,80) e digitalizo em casa mesmo!
Assim sobra muito mais dinheiro para novos filmes!

written by maymosciaro on 2010-12-08 #gear #tutorials #digital #slides #tipster #scanner #dica #filme-35mm

5 Comments

  1. ayslin1
    ayslin1 ·

    nas suas pesquisas, quais marcas voce recomenda procurar no ebay?
    ele só scaneia 35mm? ou 120 também?
    até quanto posso pagar para nao ter que pagar taxa de importação?

    obrigada por compartilhar!
    Aline

  2. marianacapeletti
    marianacapeletti ·

    Eu até ia comprar esse scanner, mas ele não digitaliza 120, daí optei por um da HP, que ao mesmo tempo é scanner de mesa.

  3. maymosciaro
    maymosciaro ·

    comprei esse por uma primeira experiencia... na epoca nem tinha uma camera 120.
    acho que pra quem esta comecando essa eh uma opcao bastante valida pq custa baratinho.... e quem quiser o 120 ai realmente precisa comprar um mais "elaborado"

    se custar ate 50U$, incluindo frete, voce nao paga nenhuma taxa!

    (desculpem pela falta de acentos)

  4. maymosciaro
    maymosciaro ·

    comprei esse por uma primeira experiencia... na epoca nem tinha uma camera 120.
    acho que pra quem esta comecando essa eh uma opcao bastante valida pq custa baratinho.... e quem quiser o 120 ai realmente precisa comprar um mais "elaborado"

    se custar ate 50U$, incluindo frete, voce nao paga nenhuma taxa!

    (desculpem pela falta de acentos)

  5. franty
    franty ·

    estou pensando em comprar um desses, só levo um pouco de medo quanto a qualidade de imagem (essa "lavada" a que você se refere). tem uns por volta de R$400 no mercado livre.

More Interesting Articles