Fotografia Pensante

Nesses útimos timos tempos tenho feito algumas pesquisas aobre fotografia na biblioteca aqui de casa. Nunca dei a menor importância para ela, mas pós Lomo parece que um novo mundo se abriu!

Muitos dos livros que encontro aqui em casa sobre fotografia (todos da minha mãe que trabalha nesse mundo…) são em inglês e pouco acessíveis, seja pela questão da língua ou do seu preço de importação. Mas, nos últimos dias me deparei com uma dica bastante interessante para quem tem interesse em conhecer os mais diversos processos fotográficos, dentre eles a cianotipia (explicada num post anterior sobre a cianotipia), e seu processo de evolução e desenvolvimento.

O livro se chama “Fotografia Pensante” do Luiz Guimarães Monforte, 1997 (editora Senac São Paulo). O livro aborda uma vasta gama de processos fotográficos analógicos apresentando desde as propriedades dos negativos, a realização de alguns processos até chegar os filmes instantâneos, como os da Polaróide.

É uma leitura bastante interessante e simples, com um vocabulário acessível à todos. Em algumas páginas o autor descreve o processo que está sendo apresentado e no final fornece os procedimentos e dicas para que você mesmo possa tentar fazê-los em casa! Mesmo que alguns não sejam tão
“caseiros” e demandem uma estrutura maior para sua realização.

Procurando outras informações para complementar essa dica descobri algo muito bom! O livro existe todo online na página do próprio autor! Veja aqui. Assim fica mais fácil para todos poderem checar!! Boa leitura!

written by maymosciaro on 2010-12-03 #gear #tutorials #tipster #dica #dicas-e-truques #livro #processos #desenvolvimento

More Interesting Articles