Tutorial: como simular uma foto de Actionsampler, Octomat e Pop9 a partir de um video digital

3

Você ainda não comprou sua Lomo multi-lente? As fotos que você tirou queimaram por algum motivo? Não fique triste: revire seus arquivos de video e vamos fazer uma foto de ação artificialmente!

Apesar da minha paixão por lomografia e de levar minhas câmeras analógicas sempre comigo, levo também a minha digital compacta para fazer pequenos videos e também garantir alguns registros, pois alguns frames dos filmes podem queimar… nunca se sabe!

Hoje, preparando o álbum de uma viagem que fiz há quase um ano, experimentei algo que ficou super legal e venho dividir com vocês!

Estávamos numa lancha, a caminho da plataforma de mergulho e colocamos a câmera digital dentro de uma mochilinha a prova d´água, própria para mergulho, para podemos tirar fotos no fundo do mar e também proteger a câmera da água e areia. Devido ao vento, meu cabelo estava muito engraçado, a la meduza, e minha irmã tirou uma foto e fez um breve filme, ambos com a câmera compacta digital. O filme registrou bem melhor o momento, com meu cabelo voando para todos os lados, enquanto a foto registrou somente um momento. Gostei muito do resultado, tanto pelo movimento do cabelo, quanto pelas cores do céu azul contrastando com o colete salva-vidas laranja. Além disso, o fato de a câmera estar dentro da mochilinha a prova d´água, fez com que o plástico da mochila desse um efeito meio analógico à imagem. Adorei!

Bom, vamos ao passo a passo!
Existem maneiras mais fiéis e práticas, para quem trabalha com softwares de edição de video profissionais. Mas aqui quero dar a dica para quem não trabalha com isso e quer fazer tudo nos programinhas básicos do seu computador. (No meu caso, estou agora num PC com Windows Vista e Photoshop CS3 instalado).

1 – Abra o video no player de sua preferência, deixe no modo pausado e coloque o cursor do tempo no início do momento em que deseja registrar.

2 – Aperte “Print Screen” no seu teclado, para registrar sua tela.

3 – Abra o Photoshop, aperte “Control+N” para criar uma nova imagem. O programa criará uma imagem do mesmo formato da sua tela.

4 – Aperte “Control+V” para colar nessa imagem o registro feito pelo “Print Screen”.

5 – Volte ao player de video, aperte o play e o pause em seguida, rapidamente, para mudar o momento do video. Ou, se preferir, arraste o cursor um pouco para frente na linha do tempo do video.

6 – Aperte o “Print Screen” novamente, vá ao Photoshop e aperte “Control+V”. O programa colará a nova imagem numa outra camada, por cima da anterior.

7 – Repita os ítens 5 e 6 quantas vezes achar necessário. No meu caso, registrei 9 vezes, para simular uma Pop9. Se bem que, na Pop9, o momento é o mesmo, enquanto que, na minha imagem, são momentos diferentes.

8 – Depois de registrar todos os frames, no Photoshop, selecione a ferramenta de corte (Crop Tool, quinta ferramenta no menu vertical à esquerda) e corte a imagem, deixando somente a área da foto e eliminando o restante da tela.

9 – No menu, vá em: Image > Canvas Size (ou aperte Alt+Control+C). Essa medida é a medida de uma imagem sua. Multiplique a altura e a largura de acordo com o número de frames que deseja ter na sua imagem. No meu caso, multipliquei a largura por 3 e a altura também por 3. Dê ok.

10 – Selecione a Move Tool (setinha preta, primeira ferramenta no menu vertical à esquerda). Clique sobre a imagem, segure e arraste para outro lugar. Esta é a última imagem que você capturou, que está na última camada.

11 – Vá em “Camadas” (Layers), à direita da sua tela, e clique sobre outra camada (a de baixo da atual). Depois clique na imagem, segure e arraste para outro lugar.

12 – Repita o passo anterior até separar todas os frames e formar a imagem que deseja.

13 – Ao terminar, no menu, vá em Layer > Flatten Image (Camada > Achatar Imagem).

14 – Sua imagem está pronta. Caso queira editar os níveis, cores e contraste, fica a critério do freguês. Eu sempre dou uma tratadinha básica.

15 – Para salvar, vá em File > Save (ou aperte Control+S) e escolha um nome e um destino para sua nova foto! Prontinho! :)

Espero que gostem da dica e postem as fotos pra gente ver!
Caso queiram acrescentar algo, é só comentar!

Um abraço e boas fotos!

written by renatamotteran on 2010-11-22 #gear #tutorials #arte #tutorial #tipster #dica-actionsampler-octomat-pop9-video-digital

Kickstarter

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

3 Comments

  1. zocratto
    zocratto ·

    Adorei Re!
    Será que não dá pra fazermos isso com os videos da Argentina não?! rssrs..
    bjão!!!

  2. amolomograph
    amolomograph ·

    Eu tenho uma pergunta... procuro por todos os lados o preço dessas câmeras para fazer uma coleção mas não vejo quanto custa. Pode me ajudar?

  3. renatamotteran
    renatamotteran ·

    Ei amolomograph, vc pode ver os preços no próprio site aqui da Lomography.com.br, em "store". Abçs!

More Interesting Articles