O charme japonês da Olympus Pen EES-2

2

Uma pequena câmera capaz de fazer duas fotos no espaço de um, a Olympus PEN cativou o publico pela economia e praticidade no manuseio, ao mesmo tempo que apresentava controles para ajustes pessoais aliada a uma construção bem cuidada.

- Me desculpe, mas acredito que sua câmera está com problemas. Até pedimos para o técnico ver se o problema não era em nosso lab. Ela está fazendo duas fotos no espaço de uma. Está avançando meio quadro.

Foi assim que o técnico do meu laboratório de revelação teve seu primeiro contato com minha câmera Olympus PEN. Pequena e charmosa, a Olympus PEN, é uma câmera japonesa da década de 1960 que faz fotos em meio quadro, com a relação 5 × 15. Ela é pequena a ponto de caber no bolso, como uma caneta. Com controles para distancia e abertura do diafragma, ela pode ser uma camerinha que permite inúmeras configurações de acordo com a cena e a luz disponível.

Mas por outro lado, ela tem um modo automático em que ela ajusta a abertura do diafragma de acordo com o nível de iluminação. Isso tudo sem usar pilhas. A energia elétrica para seu funcionamento vem de sensores fotovoltaicos em torno da lente que se parecem com uma obra em madrepérola. No modo automático ela impede fotografias em subexposição, mas sempre é possível esquecer o automatico e arriscar ajustes mais pessoais.

Esta câmera foi muito popular no Brasil e alguém sempre conta histórias sobre alguma delas. Um amigo me contou que foi pela primeira vez ao Rio de Janeiro e emprestou uma Olympus PEN de um amigo. Mas ao chegar ao hotel, ficou tão admirado com a cidade que deixou a câmera no táxi. Teve de comprar outra para repor ao amigo.

Hoje encontra-se Olympus PEN em leilões eletrônicos ou feiras de antiguidade por bons preços, deve-se tomar cuidado para que o fotômetro esteja funcionando corretamente e para prolongar sua vida útil utilize uma tampa sobre o sensor. No mais é colocar um filme de 36 poses e fotografar até chegar perto dos 80. Ao revelar os quadros ao estilo gêmeos siameses sempre são surpreendentes.

written by samymay on 2010-11-10 #gear #review #olympus-pen-half-frame

Kickstarter

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

2 Comments

  1. tukumoura
    tukumoura ·

    Comprei uma dessa tem 2 meses. Ainda não consegui acabar o filme. Doido pra saber como ficou o resultado e principalmente se a camera ainda esta funcionando..

    =D

  2. luizw
    luizw ·

    É difícil encontrar uma em boa estado... Mas parece ser uma ótima câmera!

More Interesting Articles