Vivien Maier - construção de nossa América

Vivian Meier foi uma governanta anônima e uma excelente fotógrafa. Era socialista, uma feminista, uma crítica de cinema. Usava uma jaqueta masculina, sapatos masculinos e muitas vezes um grande chapéu. Estava constantemente fotografando, mas suas fotos nunca foram mostradas a ninguém.

Nascida na França em 1926 foi para os EUA ainda criança, trabalhou em “sweatshops” e como babá para uma família. Com o verdadeiro espírito lomográfico, andava sempre com sua câmera TLR a punho registrando as cenas das ruas de Chicago e NY através de um olhar muito peculiar captando momentos singulares em diversas situações, porém todo seu trabalho só foi descoberto após sua morte em 2009.

Vivian, já no final de sua vida, sem dinheiro e vivendo com ajuda dos filhos, teve que vender seus bens para poder sobreviver. Em um de seus armários leiloados foi encontrados mais de 100.000 negativos, muitos ainda sem revelar. John Maloof, o comprador do armário, começou a publicá-las em um blog, chegando até a criar uma exposição.

Um artigo do The Independent caracteriza suas fotografias como: “…O hábito de fazer compras de Chicago passeios e fofocas em toda sua nobreza antes de Maier, mas os assuntos mais impressionantes são as pessoas à margem da bem-sucedida e rica América na década de 1950 e 1960…”

Hoje Vivian Maier é conhecida no mundo inteiro, e seu trabalho é um exemplo de Lomografia, carregando sua máquina a todos os lugares.

Fontes:
Blog
The independent – 01/Novembro/2009
Wikipedia

Obs. as fotos foram tiradas da internet.

written by fabiosanches1984 on 2010-11-12 #lifestyle #vivien-maier-america-estados-unidos-tlr

More Interesting Articles