Escanear! Mas sem escaner!

8

Após um tempo cansado de mandar revelar e escanear os filmes no minilab e não ter o resultado esperado (eles não escaneam com os sprockets) e tendo muitos gastos, resolvi desenvolver essa técnica prática e rápida para escanear negativos, só que sem escaner. Impossível? Claro que não, fica tranquilo que o mestre vai te ensinar!

A Lomography possui o digitaLIZA, um ótimo acessório para escanear negativos. Tem até opção para deixar os tão queridos “sprocket roles”. Mas essa dica vai para você que assim como eu ainda não tem um escaner. Vamos lá!

Aqui a técnica é super simples. Na realidade o que você vai fazer é fotografar os negativos, contra uma fonte de luz. Dessa forma, utilizando as configurações corretas da máquina digital – pode ser essa camera de uso comum – você conseguirá (através de uma rápida manipulação no photoshop) obter seus negativos (ou positivos) digitalizados.

O que você vai precisar:

1º Uma máquina fotográfica digital; 2º Uma luminária, com uma lampada 100 W (no mínimo); 3º Filmes 35 mm revelados; 4º Noções básicas de como usar o programa Photoshop.

Coloque seu negativo entre dois vidros (bem limpos) para deixá-los fixos e facilitar o trabalho. Coloque um papel branco em cima da sua fonte de luz (para que sirva de backlight e a luz não incida diretamente no negativo. Coloque o negativo em cima da fonte de luz e fotografe com sua digital. Eu deixo a máquina em modo manual, ligo a função macro e vou ajustando o AWB também.

Com seus negativos devidamente fotografados, agora vem a parte do photoshop. Abra o negativo no programa e selecione somente a área de interesse. Inverta as cores (ctrl + I). Agora, abra a função níveis(Ctrl + L, nunca use o automático) e ajuste as setas abaixo do histograma para ficarem dentro da área preta do histograma. Aqui vem a dica, ajuste uma cor por vez (Vermelho, Verde e Azul) e não diretamente no RGB. Ajustando cada cor independentemente e cuidando do AWB na hora de fotografar, suas fotos ficarão com as cores corretas!

Pronto! Sua dependência do escaner do laboratório acabou!

Um abraço lomográfico a todos!

written by gomesgm on 2010-11-07 #gear #tutorials #tutorial #sprockets #tipster #scan #35-mm #scanner #filme #escanear #digitaliza

Kickstarter

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

8 Comments

  1. lucianamorin
    lucianamorin ·

    Muito bom! Tenho scanner e estava fazendo uma tentativa, mas na hora de acertar as cores...
    Tenho uma dúvida: como deve-se ajustar os levels no photoshop? Ajustar as setas abaixo do histograma para ficarem dentro da área preta do histograma fez com a imagem ficasse muito escura.

  2. gomesgm
    gomesgm ·

    Olá Luciana. Você deve ajustar os níveis de cada cor (RED, GREEN e BLUE) independentes, e não ajustar direto no RGB, entendeu?
    Isso na realidade é um jogo, você vai deixando as 3 setas dentro da área preta do histograma. Aí as 2 laterais servirão como limites, e a do meio você joga para esquerda ou direita até que fique as cores fiquem legais!
    Espero ter ajudado!

  3. leonicolay
    leonicolay ·

    Acho que te amo!

  4. doug_soares
    doug_soares ·

    Muito bom!

  5. isadora94
    isadora94 ·

    talvez ficasse melhor com uma luz branca, essa parece ser meio amarela

  6. oiacasagrande
    oiacasagrande ·

    muuuuuuuuito bom ! HAHAHAH.
    quando tiver um tempo vou testar. será que funciona com um scanner de impressora? rs

  7. oiacasagrande
    oiacasagrande ·

    eu nao consegui absolutamente NADA, mas eu nao tenho photoshop e sim o GIMP, mas nao acho que faça diferença, eu que sou fraco :/
    vou tentar com fotos mesmo assim que der.

  8. gomesgm
    gomesgm ·

    Realmente não testei com scanner de impressora. Montei essa técnica pois não tinha um.
    Dá pra fazer no GIMP sim, é só achar o histograma!

More Interesting Articles