Tutorial: Como consertar sua Diana Mini de uma vez por todas. Não tenha mais problemas no avanço do filme.

6

A Diana MIni é uma ótima câmera, e com essa modificação rápida, nós a tornaremos melhor ainda. Quando eu não encontrei as repostas que estava procurando, Então resolvi o problema com as próprias mãos. Tenho habilidade para desmontar coisas e consertá-las então achei que seria fácil, e eu estava certo.

Eu trouxe a minha Diana Mini e quatro rolos de filme para o casamento dos meus melhores amigos. Fiquei chateado quando cada rolo de filme travava na foto de número 15 e não avançava mais. O botão de avanço ficava preso ou não avançava o sufuciente. Eu procurei respostas, mas tudo que encontrei foram outras pessoas que estavam tendo os mesmos problemas. Eu amo a minha Diana Mini e eu não ia deixar que esse problema me impedisse de usá-la.

A Diana Mini é uma câmera totalmente mecânica, ou seja, não há nenhuma parte eletrônica nela. Avançar o filme e tirar uma fotografia é um processo muito simples no interior da câmera. Eu descobri exatamente qual era o problema e quero compartilhar com todos os Lomógrafos. As notas para cada foto estão abaixo da própria imagem. Além disso, este reparo pode ser feito com o filme na câmera, pois você só precisa remover a parte superior azul. Mas se você fizer isso, o contador de filme não estará com o número certo, até que seja restaurado quando você remover o filme exposto, como de costume.

Mãos à obra!

Tenha cuidado. Haverá muitas partes pequenas, objetos cortantes, e as coisas que podem dar errado. A Diana Mini é toda feita de plástico, e plástico é frágil. Este é um reparo fácil, mas se você não acha que vai conseguir, não faça. Encontre um amigo que é prático consertando coisas, chame ele para almoçar, e em seguida, peça a sua ajuda. : D
Só você será responsável se estragar a sua câmera. Leia todo o procedimento antes de iniciar o reparo.*

Aqui estão as ferramentas que você precisa:
A: Um recipiente ou qualquer coisa que você possa colocar pequenos parafusos e molas, para não perdê-los.
B: pinças para remoção e instalação de molas.
C: Algo que sopre ar. Isso ajudará a manter tudo limpo.
D: Um estilete com uma lâmina afiada.
E: Uma pequena chave philips, chave de fenda de cabeça plana.
Opcional: uma arruela pequena – Continue lendo.

Remova os três parafusos. Um está na parte de trás, um à esquerda, e outro à direita.

O topo da Diana Mini tem um encaixe logo abaixo do visor, na parte da frente. Enfie uma chave de fenda entre a parte superior e inferior e levante com muito cuidado neste local. Não se preocupe com a opção de formatos na parte de trás, ela não é acoplada à parte inferior, só fica ali perto.

Agora retire o tampo e você está quase na parte principal. O contador do filme também foi já foi retirado nesta foto. Está na hora de remover a tampa da engrenagem.

A: Este é o contato para o flash. Quando a tampa do equipamento for removida isso vai ficar preso à tampa, que ficará meio solta para o lado. Tenha cuidado, porque estes são fios muito pequenos e delicados.
B: mola grossa e curta.
C: mola fina e comprida.
D: mola fina e curta.
E: Na frente do vidro do visor, existem duas placas que vão ficar soltas, então cuidado para não perdê-las.
S: Três parafusos que você precisa remover.

Remova as molas B e C com uma pinça. NÃO retire a mola D. Ela pode permanecer no local durante a reparação. Retire os três parafusos, e agora a tampa do equipamento deve sair. Basta colocá-la para o lado e ter cuidado para não quebrar os fios de conexão para o flash.

Aqui está o que você verá. Vou explicar rapidamente como isso funciona. Neste imagem o filme está totalmente avançado. O eixo que a seta está apontando move para a esquerda quando obturador é acionado, e para a direita quando o filme já está avançado. A: é o compartimento que fica acionado quando você muda de formato quadrado para o formato de meio-quadro e vice-versa. Agora A: está em modo de moldura quadrada.
B também está no formato quadrado. Quando o obturador é acionado B: irá se mover para a esquerda e deve se encaixar na abertura de B:.

Aqui está o problema!

Cenário # 1: Você acabou de tirar uma foto. Você avança o filme, e em seguida, coloca a câmera na mochila. Sua mochila será carregada para vários lugares, restaurantes, veículos, trabalho, escola, banheiros, etc. É isso que acontece dentro da Diana Mini que faz o avanço do filme travar. B: a alavanca é presa por um parafuso, mas o parafuso não mantém tensão na alavanca. Ao mexer na alavanca B você perceberá que ela facilmente pode se movimentar. Enquanto estava na sua bolsa, bateu em alguma coisa e a alavanca B saiu fora do lugar.
É isso que está acontecendo na foto. A: está na opção de foto quadrada, mas B: está no meio-quadro. Quando você disparar o obturador, B se moverá para a esquerda. Em vez de alinhar corretamente com fenda de A:, B: vai ficar preso sob ela. Agora, quando você tenta avançar o filme, ele vai ficar preso, e possivelmente rasgar a película se tentar forçá-lo.

Ok, vamos resolver esse problema agora. Precisamos fazer a alavanca B parar de se mover livremente. Remova o parafuso que B mantém no lugar. Remova a alavanca B. Agora, você tem duas opções:
1: Encontre uma arruela bem pequena que caiba no parafuso. instale a alavanca e coloque a arruela entre a alavanca e o parafuso. Enrosque o parafuso até que a alavanca B esteja apertada o suficiente, para que não se mova sozinha. Não vai demorar muito.
2: X marca o local. Este é o lugar onde o parafuso fica. Pegue a lâmina e corte uma quantidade muito muito muito pequena de plástico deste lugar aonde o parafuso fica. Vá devagar e remova uma pequena quantidade. Tenha cuidado para não aplicar muita pressão ou você pode quebrar alguma coisa. Agora instale a alavanca e aperte o parafuso até que ela não se mova tão facilmente. O parafuso deve ser apertado o suficiente para que a alavanca precise de uma pressão maior que antes para se mover. Mas não aperte muito, senão ela irá travar. Se não for apertado o suficiente, raspe um pouco mais e tente novamente. Agora assopre a câmera para tirar as sujeiras que ficaram nela.

Arrume a alavanca B de modo que esteja alinhada com a fenda de A.

Coloque a tampa da engrenagem de volta no lugar. Instale os parafusos e molas nos locais corretos. Sopre novamente para manter tudo limpo.
Lembre-se:
B: Mola curta e grossa.
C: Mola fina e longa.

É aí que o contador de filme está instalado. Pode ser meio complicado. Você pode levar umas 3 ou 4 vezes, mas vai conseguir.
X: é onde a ponta do mecanismo de mola na parte inferior da roda que conta o filme vai se encaixar. Você verá uma fenda no X.
Insira a ponta da mola em x, e cuidadosamente dê meio giro para o sentido horário. Z é onde a janela do contador de fotos está.
Se você removeu a parte de trás da sua Diana Mini o contador ficará mais ou menos na posição. Segure o contador com o dedo para que ele não saia desta posição. Instale o botão que determina o formato da foto na parte superior azul da Diana Mini. Há uma fenda no botão e essa fenda deve ficar para baixo em direção a parte inferior da câmera. Mantenha o contador de filme no lugar e tente instalar o topo sem deixá-lo sair do lugar. Pode ser que você tenha que fazer algumas tentativas. Instale os três parafusos que prendem a parte superior à câmera. Agora talvez você tenha acabado.

Instale um rolo de filme na câmera, Dê uma olhada no contador de fotos, ele deve estar em E. Se não, remova a parte traseira da câmera e aperte o disparador. Agora tampe novamente. Mantenha a lente com a tampa e tire uma foto. Avance o filme. Tire outra foto, avance o filme. Faça isso até chegar no final do rolo. O filme deve avançar plenamente a cada foto e o contador também. Se o avanço do filme continuar travando, você provavelmente fez algo errado. Desmonte tudo novamente e se certifique que tudo está no lugar correto.
Se o contador não estiver avançando com o filme, a mola saiu do lugar durante a instalação da parte azul da câmera. Remova o topo e faça novamente,

É isso aí. Acabamos. Agora é hora de dar muito amor à sua Diana Mini. Vá aproveitá-la porque você merece. Espero que tenha conseguido te ajudar. Se tiver qualquer dúvida sinta-se livre para me escrever.

E se você ama sua Diana Mini tanto quanto eu, me conte. deixe seus comentários abaixo :D

written by gnarlyleech on 2010-10-20 #gear #tutorials #tutorial #tipster #diana-mini #como #modificacao #dicas-e-truques #quebrada #ajuda #camera #filme-preso #reparo #conserto #avanco
translated by muoversi

6 Comments

  1. aylahiga
    aylahiga ·

    meee ajudaa!
    Oi!
    Meu nome é a Ayla.
    Eu abri a minha camera e fiz tudinho certo e tal, arrumei a alavanca, só aque meu contador travou , ele nao mexe mais, o que eu faco?

  2. bebelst
    bebelst ·

    Cara, funcionou! Foi difícil seguiro tutorial, talvez por não ser na língua original, mas eu consegui! Valeu demais! :D
    E pra garota aqui em cima, se já estiver com o filme abre a tampa no breu total e roda um pouco o contador e fecha a tampa. Funcionou comigo. :)

  3. jacquelisboa
    jacquelisboa ·

    ai, achei esse tutorial muito difícil.... =(

  4. guibs
    guibs ·

    Segui o tutorial e espero que eu tenha conseguido arrumar a minha querida Diana Mini

  5. ricardobty
    ricardobty ·

    cara, meu filme ta escorregando, não consigo avançar, o que faço? valeu

  6. vllacerda
    vllacerda ·

    Com a minha ta acontecendo bem isso, tranca o filme, rasga o "trilho" do filme, levei numa assistência de câmeras e falaram que está quebrado e que eles não tem peça. Será que isso me ajudaria mesmo? Estou super triste, porque comprei a camera de um conhecido que mal usou e ainda não consegui usá-la :( Sem contar que já perdi 2 filmes nessa brincadeira...

More Interesting Articles