Diana Multi Pinhole Operator – Um Pinhole não é o Bastante

Minha Amiga Amarela de Plástico.

Desde a primeira vez que a vi, eu queria ter uma Diana Multi Pinhole Operator (DMPO). Não somente pela linda cor amarela que logo te cara chamou a minha atenção, mas por que as funções dessa câmera são geniais. Com corpo de Diana, ela aceita filmes médio formato 120, mas você pode usar a 35mm Back da Diana ou a Intant Back, para fotografar com filmes de outros formatos. Ela fotografa sempre no modo “B” (Bulb), então enquanto o disparador estiver pra baixo, você estará expondo – e é basicamente isso que você precisa para uma fotografia pinhole. Outra coisa útil é um tripé, pois a câmera é bem levinha e precisará ficar sempre bem firme.

Um Pinhole

Bom, agora chegamos à parte mais importante: as lentes. Lentes? É, pois é, NÃO tem lentes! Você pode escolher se quer fotografar com um pinhole, dois ou até três pinholes de uma única vez. E não é só isso, você ainda pode adicionar os gels de cor, que dão a cada pinhole uma cor única. O resultado é bem parecido com o efeito daqueles óculos metade vermelho, metade verde que às vezes te dão no cinema, isso se você expor com dois pinholes. Se você expor com três o resultado pode ser ainda mais divertido e interessante!

Dois Pinholes

Uma coisa que você tem que manter em mente são os tempos de exposição. Quanto mais pinholes você usa, menor o tempo fica. Mas se você usar algum gel de cor, o tempo aumenta de novo. O tempo de exposição é algo que depende de muitas coisas, mas aqui vai uma dica rápida: normalmente demora mais do que você imagina. Pinhole não é sair fotografando enquanto você anda pelas ruas da cidade, pinhole é uma meditação, é uma pausa no seu dia turbulento.

Três Pinholes

Para mim a Diana Multi Pinhole Operator é uma câmera incrível e eu fiquei realmente contente com os resultados. É muito divertido tentar coisas novas com ela, como a técnica do avanço de filme (essa dica já foi publicada aqui) ou fotografar com os gels de cor mas somente com um pinhole. Bom, não importa o que você faça, só aproveite e espalhe por aí o amor analógico.

35mm Back

Bom, tenho uma história engraçada pra contar sobre tempo de exposição e coisas inesperadas que acontecem de vez em quando. Eu estava sentado na frente de uma garagem com a minha Diana Multi Pinhole Operator fotografando um grafite para o Dia Mundial da Fotografia Pinhole. Lá estava eu contando 1, 2, 3… 15, 16… De repente percebo que a garagem abriu e me deparo com uma mulher olhando surpresa para mim – e eu olhando surpreso para ela. Poucos segundos depois ela percebeu o que estava acontecendo, começou a se desculpar e acabamos conversando sobre arte de rua enquanto terminava a exposição.

Créditos: mephisto19

Quando ela e seu filho saíram e fecharam a garagem eu acabei tirando outra foto – dessa vez só do grafite, sem o interior da garagem.

Créditos: mephisto19

written by mephisto19 on 2010-09-29 #gear #pinhole #120 #review #mephisto19 #camera #diana-multi-pinhole-operator #b-mode #medio-formato #plastico #dmpo
translated by mariehb

More Interesting Articles