Paraty para ti

O lugar que deixa qualquer um de boca aberta, o lugar para qual se vai, não quer ir embora e não vai.

Todo feriado tenho o costume de ir para Ilhabela, onde tenho casa desde pequena. Acontece que nesse ano todas as minhas melhores amigas fizeram 18 anos, e uma delas em especial quis reunir todas as amigas para ir para um lugar diferente que nenhuma de nós tivesse conhecido, Paraty foi o escolhido. No feriado 7 de setembro um grupo de sete meninas chega na famosa cidade histórica Paraty.

A viagem foi longa, pegamos trânsito na estrada, mas chegamos bem, ficamos hospedadas em um hostel na rua da praia do Pontal, não teve melhor lugar para termos ficado, o lugar era bem localizado, barato e muito jovem. Conhecemos pessoas de todos os lugares do mundo, e muitas que tinham ido para passar as férias e ficaram lá durante anos (ainda estão), eu não as culpo, é dificíl não se apaixonar por aquela cidade.

Infelizmente, ou felizmente, o tempo não estava lá essas coisas, não cooperando muito com os nossos passeios pelas praias e cachoeiras, o que fez com que passássemos muito mais tempo na cidade histórica. O tempo que tínhamos para explorar Paraty era pouco mas como ficamos mais tempo na cidade pudemos aproveitar cada centímetro dos lugares.

O museu, em cima da livraria é super recomendável, instalações maravilhosas, com fotos e depoimentos dos moradores da cidade, além de ter pendurado no teto objetos cotidianos desses moradores, como uma colher de pau, um desenho de criança, um ferro de passar antigo, com a história de cada um, eles estão presos por uma fita que você pode puxá-la até que eles fiquem na altura de seus olhos. O ambiente é muito agradável, além da arquitetura colonial do museu, que tem janelas que dão para um pátio interno muito simpático.

Os cafés da cidade são deliciosos, você pode sentar e ficar horas só conversando, e observando as pessoas passarem. As sorveterias são tão gostosas quanto, e as cacharias então, você pode encontrar cachaça de cravo e canela ( a famosa Gabriela ), quanto de banana, e muitas outras super diferentes, além dos deliciosos doces. Come-se muito bem em Paraty, claro que tem os restaurantes mais caros, mas também tem os mais em conta que são tão bons quanto, um muito bom que fui é Margarida café e bar, muito bom mesmo.

A cidade de Paraty é muito cultural e movimentada, tem vários festivais que acontecem lá, como o festival de fotografia Paraty em foco, a FLIP (festa literária internacional de Paraty), Festival da Pinga de Paraty, Festival Internacional de Cinema, o FestPar Festival de Teatro Palco e Rua de Paraty, Festival de Música, Festival da Gastronômia Caiçara entre muitos outros.

Mesmo com o tempo não muito bom, sempre vale a pena fazer um passeio de barco para ver as praias, com o mar verde transparente, e as ilhas particulares com casas maravilhosas, a invejinha morde, mas a gente desculpa, todo mundo já quis pelo menos uma vez na vida ter durante um dia uma ilhazinha particular. Uma ótima pedida para esse tipo de passeio é uma festa na escuna, praia e barco regado de muita música, risadas, alegria, e é claro muita caipirinha.

Mas o melhor de tudo é o mais simples, vá até a feira, compre uma maça do amor, e vá caminhando pela orla até o porto no final da tarde, respirando bem fundo, comendo a maçã e vendo o por do sol, é claro que acompanhada fica melhor.

Paraty se deve visitar pelo menos uma vez por ano, para quem mora mais longe pelo menos, para descansar a cabeça, ver gente bonita e inteligente, escutar música boa, não tem melhor lugar que Paraty.

written by camarques13 on 2010-09-22 #places #paraty #location #pessoas #cidade #arquitetura #travel-destination #historica

Kickstarter

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

More Interesting Articles