Modificação Pinhole para Smena 8m: PinSmena

Que tal pegar uma câmera com defeito e transformá-la em uma pinhole? Tive uma Smena que comprei usada e defeituosa, mas salvei sua existência através de uma pequena gambiarra.

Há muitos anos atrás comprei uma Smena 8M no ebay por um preço ridiculamente pequeno, praticamente paguei só o envio direto da Rússia.

Só quando recebi a câmera que entendi o qual o segredo do baixo preço: a objetiva estava quebrada.
Sim, veio montadinha no lugar, mas não funcionava o foco, a câmera estava com a lente totalmente fora do lugar, quase travada em foco infinito, mas felizmente o obturador estava ok.

Tentei desmontar a lente e entender seu funcionamento mas faltava uma peça pra ela ficar no devido lugar e acertar o foco. Então, depois de muito tempo perdido tentando consertar resolvi montar uma pinhole com ela, mas aproveitando o obturador e retirando apenas a lente.

O Procedimento

• Removi toda a lente deixando apenas o obturador no lugar, funcionando;
• Fiz um pinhole usando um pedaço de lata de cerveja (claro!) e grudei no espaço onde ia a lente, vedei com cola e pintei de preto;
• cobri o mecanismo de disparo e timer do obturador com papel colorset preto pra minimizar qualquer invasão de luz mal intencionada;

E pronto, uma pinhole completa com avanço de filme, botão disparador, rosca pra cabo disparador e timer, enfim, todas as funções normais da Smena 8m, inclusive o sincronismo com flash por cabo PC (que nunca usei pra pinhole).

Você pode tentar fazer isso com a sua, mas não recomendo. Desmontar a lente sempre pode ter um perigo de não conseguir montar novamente! Use somente em caso de quebra definitiva de alguma peça da câmera.

Experimente por sua própria conta e risco.

written by dux_x on 2010-09-23 #gear #tutorials #diy #pinhole #camera #smena #ebay #tipster #perigo #gambiarra #camera-modification

More Interesting Articles