Tutorial pós scanner: Ajustando suas fotos no Photoshop

Desde que existe fotografia existe ajuste de imagem, seja ela analógica ou digital. Antigamente se fazia esse tipo de trabalho e usando diferentes produtos químicos, truques de exposição na hora de fazer as impressões, mascaras, etc. Hoje em dia existem scanners e photoshop.

Nem sempre a foto escaneada é igual a foto que está no negativo. Na maioria das vezes mesmo implorando no laboratório para escanearem sem correção há uma certa correção de contraste, exposição e color cast removal automatica. Se você escaneia em casa, como você pode ver neste artigo é sempre melhor deixar o frame subexposto e com menos contraste.
Usar photoshop para ajustar brilho, contraste e cor não quer dizer exatamente que esteja “manipulando” suas fotos, ao meu ver quer dizer apenas deixar a imagem como deveria ser.

A seguir explico como usar três ferramentas de photoshop que fazem toda a diferença, mas lembre-se, não existe uma formula mágica, cada foto requer um tipo de ajuste diferente (em muitos casos não precisam de ajuste nenhum) e quanto mais você fuçar mais vai aprender.
Nas imagens que acompanham este tutorial você poderá ver como são estes paineis e ferramentas.

Nas versões mais recentes do photoshop existe um “painel de ajustes” (adjustments) que deve estar junto aos outros paineis do lado direito da tela, caso não esteja vã no menu “Janelas” e clique em “Ajustes” ( Windows > adjustments )

Painel de ajustes

Para usar as ferramentas clique em um dos icones, para voltar a janela com os icones clique na setinha na parte de baixo do painel.
Ao usar qualquer tipo de ajuste um layer (camada) novo será criado e para fazer qualquer modificação basta clicar no layer com o ajuste correspondente.

Layers

Levels / Níveis
Esta ferramenta é a mais útil na hora de corrigir a exposição do frame, ela serve para balancear as tonalidades claras (highlights), escuras (shadows) e de tons neutros (midtones).

Levels

O gráfico que aparece se chama “histograma” e mostra o balanço destas três tonalidades.
Note que há 3 setinhas logo abaixo, arrastando elas para os lados você pode ajustar as tonalidades manualmente.
Há tambem conta-gotas das mesmas cores que servem para selecionar os pontos mais escuros, mais claros e neutros da foto. Clique por exemplo no conta-gotas preta e em seguida clique em uma area escura de sua foto para ver o que acontece.

Brightness – Contrast / Brilho – Contraste
O nome já diz tudo, com essa ferramenta você ajusta o brilho e o contraste da imagem. Arraste as setinhas até obter o resultado desejado.

Brightness – Contrast

Vibrance / Vibratibilidade
Se utiliza esta ferramenta para deixar as cores mais (ou menos) vibrantes e saturadas.

Salvando imagens
Após estas mudanças recomendo salvar uma versão em .psd para poder fazer novos ajustes caso haja necessidade sem perder qualidade.

Salvando para web: Selecione o menu Arquivo > Salvar para a Web e Dispositivos (File > Save for Web and Devices). Ao salvar para web, você estará salvando uma copia mais leve e propria para display em paginas na internet, envio por email, etc.

Na parte direita da pagina selecione .jpg no menu, em seguida aumente a qualidade para 100 e ajuste o tamanho e em seguida de um clique em qualquer lugar da janela para ter efeito, clique salvar.

Salvando a imagem

written by daniwahlers on 2010-09-14 #gear #tutorials #tutorial #scanning #tipster #scanner #photoshop #ajuste

More Interesting Articles