Filmswap - Duplas para dividir

Como conseguir filmswaps precisos para dividir um filme com algum lomo amigo.

Muitas vezes nos encontramos com os famosos filmswaps ou exposições duplas entre duas pessoas. Quer dizer, usar em 2 câmeras diferentes o mesmo filme.

Tentei 3 vezes fazer isso e só na terceira vez consegui alguns resultados que me deixaram feliz (como dizem, a terceira é a que ganha). Nas tentativas anteriores ficava um fotograma entre outro e era um pouco complicado digitalizar os negativos sem ter que cortar uma foto. Além disso, muitas vezes uma das fotos ficava sobrexposta e “comia” a outra.

Mas pra conseguir resultados legais só temos que seguir dois passos:

1.- Para que os fotogramas coincidam um em cima do outro, marque o quadradinho que você encaixou no gancho ao colocar o filme na câmera. Dá pra marcar com um pincel de cor escura. Quando for colocar de novo o filme, você deve encaixar o mesmo quadradinho marcado no gancho da outra câmera.

2.- Configurar o ASA da câmera um nível a mais que o ASA do filme. Ou seja, se o filme é de 100 ASA, configure a câmera para 200 ASA e depois é só revelá-lo como sempre. Isso serve para subexpôr as fotos e, assim, as duas fotos não ficarem sobrexpostas.

É mais fácil fazer um filmswap com câmeras que tenham a opção de configurar o ASA, como a LC-A+. No entanto, é possível fazer com qualquer câmera, sempre tendo cuidado para que a foto que você faça não “coma” a do seu companheiro.

Os Filmswaps são bem divertidos, principalmente cuando são feitos entre pessoas de países ou cidades diferentes.

Então, procurem seus pares e com as duas dicas anteriores, façam fotos divertidas. Vocês podem combinar um tema ou simplesmente esperar pelas surpresas.

Estas fotos foram feitas em dupla com a CherieSu (http://lomography.com/homes/cheriesu), uma lomógrafa de Taiwan. Foi uma experiência muito linda.

written by iaki on 2010-09-16 #gear #tutorials #35mm #filmswap #tipster #dobles #filme
translated by peropero

More Interesting Articles