TTV para Holga: veja o que ela vê em tempo real

Quer testar alguma técnica nova, experimentar uma lente modificada ou simplesmente fotografar através da lente da sua Holga? Com esse tutorial você será capaz de ver o que sua holga vê, em tempo real.

É uma gambiarra chamada elegantemente de TTV – Trought the Viewfinder (através do visor) que iremos adaptar. Você pode fotografar ou filmar com uma digital através da lente da sua câmera predileta e dar um ar vintage/analógico para fotografias e vídeos sem usar efeitos digitais ou computador. É unir o útil ao agradável, pois além de permitir fotografias e vídeos legais você também consegue testar novas técnicas, ver como sua lente se comporta na câmera ou experimentar filtros e macrofotografia. Tem inúmeras aplicações e agora chegou a vez da Holga participar disso.

Como fazer?

Primeiro junte os itens necessários:

- Câmera Holga
- Papel vegetal
- Fita durex
- Fita isolante
- Tesoura
- Cartolina preta
- Tripés
- Câmera ou filmadora digital

A câmera: corte um pedaço do papel vegetal e cole na máscara 6×6 da holga, coloque a máscara dentro da câmera, mude a holga para Modo B e prenda o botão de disparo pra ela ficar com a lente aberta.

O adaptador: faça um túnel quadrado com a cartolina preta (tem que ser preto pelo menos do lado de dentro) de uns 30 cm para ligar a Holga a sua Câmera / filmadora, fixe na holga com fita isolante para evitar entrada de luz do lado da Holga.

O processo: coloque sua câmera digital dentro do túnel, zoom até deixar o quadrado com o papel vegetal preenchendo a imagem, regule ela pra modo manual e teste aberturas e velocidades diferentes até ter uma boa imagem da projeção da holga no papel vegetal. Vai precisar de dois tripés, um para a Holga e um para a câmera/filmadora digital.

Quanto melhor a qualidade da luz e do papel vegetal, melhor a qualidade da sua imagem final.

Serve também para você experimentar filtros e lentes na sua Holga e aprender como eles funcionam e alteram a imagem que ela vê, antes de colocar um filme caro ou raro e desperdiçar recursos que hoje estão se tornando raros, não é?

Experimente com outras câmeras, faça vídeos, essa técnica é apenas um início, um rascunho, cabe a você pirar e descobrir o que mais pode fazer com isso.

Divirta-se!

Links

written by dux_x on 2010-09-09 #gear #tutorials #camera #tutorial #tipster #duxx #dux_x #juliofrancanet #holga #julio_dx #ttv #gambiarra #gambi #lente #dica #projecao

Kickstarter

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

More Interesting Articles