Dicas de filme: o que é melhor para você e para a sua câmera?

Uma dúvida comum é se os filmes da Lomography podem ser usados em qualquer câmera analógica ou se podem usar um filme da Fuji ou da Kodak em nossas câmeras? A resposta é SIM!!!!

Foto por jorgesato

Informações iniciais
Uma dúvida comum é se os filmes da Lomography podem ser usados em qualquer câmera analógica ou se podem usar um filme da Fuji ou da Kodak em nossas câmeras? A resposta é SIM!!!!

O que define se um filme pode ou não ser usado é o formato dele. Então é um problema de encaixe, e não de fabricante.

Os filmes de 35mm são mais fáceis de encontrar e de revelar. Já os de 120, conhecidos também como médio formato são menos comuns e dificilmente são revelados fora das grandes cidades.
Filmes fora da validade podem ser usados tranquilamente. O resultado pode sofrer alguma alteração, dependendo da maneira como o filme foi acondicionado. Se armazenado na geladeira ou em local que não sofra grandes mudanças de temperatura e exposição excessiva a luz, provavelmente manterão suas características.

Foto por:magicbus

Tipos de filme mais comuns no Brasil

  • Negativo Cor:
    É o filme mais comum, encontrado em qualquer loja e pode ser revelado em qualquer loja com minilab, através do processo C-41.
  • Negativo Preto e Branco:
    Não são mais tão fáceis de encontrar. Nem de revelar! É o filme mais fácil para se tentar revelar em casa. Vale lembrar que as gelatinas de flash não interferem no filme PB.
  • Cromo Colorido:
    Também conhecido como slide, positivo, diapositivo e reversíveis. Muito bons para usar em câmeras lomográficas. A revelação pode ser feita de em dois processos:

a) Processo Cruzado (cross processing, x-pro) – é simplesmente revelar o filme como se fosse um negativo comum, em C-41. O filme que foi fabricado para ser revelado como positivo (processo E-6) quando tratado como negativo gera cores saturadas e alto contraste. Muitos laboratórios se recusam a processar o filme dessa maneira alegando que essa película danifica o químico.

b) Processo E-6 – ao ser revelado através desse processo o filme vira um positivo, com cores vivas, fieis a cena registrada. Esse processo é usado para se obter slides para projeção.

Ainda existem outros tipos de filme, que não são encontrados no Brasil, como Slide PB, Infra-vermelho dentre outros.
Obs: o tipo de filme não depende do formato, ou seja, existem filmes de todos os tipos em todos os formatos.

Veja aqui os filmes disponíveis na Loja Online

written by liviacteixeira on 2010-09-02 #gear #tutorials #tipster #fuji #kodak #analogico #dica #filme

More Interesting Articles