Fotos como as do baú das memórias

Sem querer, um dia apareceram umas fotos em um negativo que pareciam ter sido tiradas nos anos 80. A grande surpresa foi o porquê disso….

Um dia eu estava escaneando meus negativos e, estranhamente, percebi que as fotos estavam muito sobrexpostas. Não entendia porque tinha acontecido isso. O único que eu sabia era que pareciam dos anos 80, meio desbotadas e com muito (muito mesmo!) granulado.

Antes eu tinha configurado minha LC-A+ pra forçar o filme que eu estava usando, um Kodak EBX (que ia ser forçado a 800). Mas quando vi que as fotos estavam tão sobrexpostas, revisei a câmera e tive a surpresa de descobrir que o botão de configuração de ASA estava em 200, não em 800. Aí então entendi porque minhas fotos tinham saído assim. A câmera tinha pensado em 200 asas….Ou seja, deixou entrar mais luz do que como eu mandei revelar. 3/4 do filme estava assim, o que significa que na metade do caminho a câmera mudou a configuração mas enfim…acabei gostando e acho que as fotos ficaram bem especiais. O resultado foi surpreendente mas do mesmo jeito bem divertido.

Agora sei que se quero conseguir esse aspecto de fotos de baú das memórias, configuro o ASA da câmera um ou dois passos a menos do que vou usar pra revelar o filme.

Se querem conseguir esse efeito, tentem usar filmes de 800 asas ou pedir ao laboratório que o revelem como se fosse de 800 asas (forçando o filme) mas simplesmente configurem o filme na câmera em 200 ou 400 ASA.

Por isso que eu gosto das câmeras analógicas…dos erros se aprendem truques e encontramos graça nas fotos mais erradas (tecnicamente).

Vamos errar mais vezes, então!

written by iaki on 2010-09-02 #gear #tutorials #tipster #80s #iso #grano #sobrexposto
translated by peropero

More Interesting Articles