Rosca para filtros na sua Holga 120

Que tal usar filtros tradicionais para câmeras fotográficas na sua holga, sem usar cola, fita adesiva ou outra gambiarra?

A Holga 120 é uma das toycameras mais versáteis que existe. Ela é tão simples em sua construção plástica que permite ser modificada de todas as formas possíveis e imagináveis.

Eu tenho uma coleção de filtros e acessórios da minha antiga pentax, que são compatíveis com a rosca de 49mm dela. São filtros coloridos, prismas, etc, que eu queria usar na holga. Todo mundo gosta de usar filtros nas suas câmeras, mas pra holga ou se usa o kit de filtros específicos dela que são de plástico ou você precisa de muita fita adesiva ou cola pra segurar filtros usados nas câmeras SLR, que são de vidro ótico. Então que tal adicionar uma rosca padrão na lente da Holga pra ela aceitar filtros e acessórios pra roscas 49mm?

Primeiro, arrume um anel adaptador (step-up ring) de 46mm pra 49mm.

Com muito carinho e força, tente “rosquear” esse anel na lente da holga, que tem uma medida pouca coisa menor. Se você conseguir, vai ter instantâneamente uma rosca 49mm de metal na sua holga, que irá permitir usar os filtros padrão de fotografia, como UV, filtros de temperatura de cor, prismas, etc. E você encontra baratinho em feirinhas de coisas usadas ou até em lojas de fotografia, porque depois da fotografia digital, alguns efeitos desses filtros são conseguidos no computador e a turma do digital não dá muita bola pra eles. Mas pra gente, que curte alterar a imagem antes dela virar digital, esses filtros e efeitos são perfeitos! É o photoshop analógico!

Além da praticidade de colocar e tirar os filtros rosqueando, você deixa sua holga sempre limpinha e com cara de câmera de antiga! E não causa nenhum dano em sua Holga!

written by dux_x on 2010-08-24 #gear #tutorials #camera #holga-120 #tipster #duxx #dux_x #holga #julio_dx #quickie-tipster #gambi #filtros #lentes #rosca #acessorios

More Interesting Articles