Lomography Redscale XR 25-200

7

A Lomography lançou recentemente o Lomography Redscale XR 25-200, um novo filme redscale com bastante latitude e margem para experimentação! Quer saber como ficam as fotos?

O recém-lançado Lomography Redscale XR 25-200 é um filme redscale, ou seja, de emulsão invertida, que oferece uma grande latitude, daí a sigla “XR” (de “Extended Range”). O filme é ISO 400 e, por estar invertido na bobina, só começa a expor melhor as fotos quando o tratamos como ISO 200. Mas o que acontece quando o tratamos como ISO 100, 50, ou ainda 25?

Quando exposto como ISO 200, os resultados são semelhantes a um redscale convencional, tonalizando a foto de vermelho. Ao aumentar a exposição, percebemos que o filme não fica superexposto e não perde informação. Muito pelo contrário! A maior quantidade de luz entrando no filme irá penetrar pelas camadas mais baixas da película e sensibilizará as verde e azul, não apenas a vermelha. Como resultado, as fotos que antes eram predominantemente vermelhas ficarão com tonalidades douradas e sépia, com indícios de verdes e azuis!

Exposições na sequência ISO 25, ISO 50, ISO 100 e ISO 200.

Se você quer dar uma “bossa” em suas fotos, não quer gastar muito dinheiro com filmes cromo – que são imperdoáveis ao serem incorretamente expostos – e não quer perder suas fotos por achar que expôs incorretamente o filme, então dê uma experimentada no Lomography Redscale XR 25-200!

Vermelhos e laranjas (ISO 100-200)
Dourados (ISO 50)
Sépias (ISO 25)

written by leocardarelli on 2010-08-06 #gear #35mm #review #redscale #25 #200 #xr #user-review

7 Comments

  1. luizaatosca
    luizaatosca ·

    Você é o moço de barba que sempre aparece por aqui, né?
    AMEI SUAS FOTOS!
    olha, moço de barba...eu sou super nova nesse ramo (ramo..OIAHEIOAHEAIOH)
    E eu não saquei como é que faz pra expor um filme a diferentes ISO s?

    Tipo, eu sei que tem cãmeras que tem essa opção ( As Zenites se não me engano) Mas como eu faço pra fazer isso com uma Holga ou Diana, por exemplo?

    E..como dá pra perceber, você manja muito de lomografia! Escreve mais diuquinhas pra gente!!! hehe

  2. leocardarelli
    leocardarelli ·

    Caramba! Será que frequento tanto a loja assim pra já me conhecerem? Haha! Bom, nesse review eu usei uma Zenit, veja só! Hehe. Com eu pude de fato controlar a exposição. Com a Diana e a Holga o controle é muito pequeno, então você dependeria de diferentes condições de luz para aproveitar melhor o filme, por exemplo, tirar fotos no modo "Nublado" em dias de sol forte pra ver se consegue os sépias. Ou ainda tirar fotos no modo "Sol" em dias nublados para ter os tons avermelhados. O ideal é usar uma LC-A+, uma Lubitel 166+, uma Horizon Perfekt, ou essas outras câmeras russas malucas com maior controle! =)

  3. leocardarelli
    leocardarelli ·

    Aliás, desculpem o erro no final do review. As fotos sépias não estão aparecendo. Vamos ver se conseguimos consertar!

  4. cin_salabim
    cin_salabim ·

    "luizaatosca" (auhHUAuhUHA >.<)!!! xD Não acrediiiito, achei um tópico seu (muito engraçado!!!) no orkut. Eu tinha essa mesma dúvida e vim aqui bisbilhotar os comentários em busca da resposta.

    "leocardelli", muito bom seu artigo, gostei bastante! E a resposta ao comentário da "luizaatosca" fechou com chave de ouro, finalmente entendi. Ah, e as fotos ficaram incríveis!

  5. cin_salabim
    cin_salabim ·

    E desculpa, moço da barba, errei seu nome! (Meus óculos quebraram...) Corrigindo: "leocardarelli".

  6. lunagreene
    lunagreene ·

    eu sou super nova na lomografia, realmente leiga, self-teaching e vendo que vou aprendendo com os erros. eu, mesmo com a mesma dúvida que a luiza, insisti em comprar o redscale e usar com a holga. resultado? filme superexposto, segundo o carinha do lab.

    leo, a minha pergunta é a seguinte: tem como salvar esse filme? consigo ver as imagens perfeitamente no negativo! pq as fotos não saíram? Será que consigo salvar escaneando o negativo??

    alguma dica??

    obrigada!!

  7. luizaatosca
    luizaatosca ·

    Comprei o filme e acabei de colocar na minha Zenit.. a pergunta é: Pra ambientes internos..eu uso flash? E como fica o controle do tempo de exposição? Alguma dica?

More Interesting Articles