Película de 35mm – Porque alguma vez deixei de usar?

Rhianne Moore é uma entusiasta da Lomografia e autora de um blog a quem um amigo perguntou porque razão ela começou a fotografar com película. E após pensar bastante, ela começou a questionar-se, porque razão alguma vez tinha deixado de o fazer? Junta-te a ela enquanto disserta sobre as maravilhas do analógico e do formato 35mm.

A primeira câmera com que alguma vez tirei uma foto era uma câmara de 35mm, a primeira foto alguma vez tirada de mim foi tirada com uma câmara de 35mm e a primeira câmara que alguma vez amei era uma câmara de 35mm. Tirei fotos em Paris e na Belgica com pelicula de 35mm e até me aventurei com fotografia e com revelação de preto e branco em camera escura na Universidade. No entanto, assim que entrei para a Universidade, o formato de 35mm parece que foi subitamente abandonado. Comprei uma porcaria de uma pequena câmara digital que deixei cair e se partiu no meu segundo ano e que nunca cheguei a substituir, e a câmara de 35mm foi ficando em casa…

Por algum motivo a fotografia digital nunca me agradou particularmente – era demasiado fácil tirar muitas fotografias de nada, e demasiado fácil descarrega-las para ao meu computador e esquece-las. Nunca as segurei nas minhas mãos depois de as tirar e nunca esperei ansiosa pelas impressões. Sentia a necessidade de posar, verificar e voltar a tirar uma foto digital quando não estava satisfeita com ela, o que senti que arruinava a espontaneidade da fotografia, especialmente quando saia com amigos ou quando visitava algum local novo e olhando para trás para as minhas velhas fotos digitais considero as cores menos vibrantes que nas minhas mais recentes fotos em película.

Voltar a utilizar película de 35mm foi um acidente na realidade. Embora eu soubesse que queria algo diferente, algo só para mim, eu não planeava que isso fosse a fotografia e sei que se não tivesse começado o meu blog e descoberto a Lomografia, eu nunca teria comprado a minha Holga 135bc, a minha Diana Mini ou qualquer outra das câmaras que vou descobrindo.

Voltar a fotografar com película fez-me sentir um pouco como se regressa-se a casa, como se todos os anos que passei a pintar, desenhar e a trabalhar em design fossem uma mera distracção enquanto segui pela vida procurando aquilo que mais me agrada fazer.

No ano passado levei a minha Holga 135bc e a Diana Mini por todo o Reino Unido e o meu amor por câmaras e película de 35mm apenas cresce e cresce cada vez mais. Adoro as cores, a antecipação enquanto espero que revelem, a diversão que causo nos meus amigos que estão convencidos que o digital é melhor, a espontaneidade e a imprevisibilidade dos resultados e mais importante ainda, adoro realmente as fotos e o facto de que me agrada fotografar novamente.

Partilhem connosco as vossas experiências com película, porque alguma vez pararam de a usar e o que vos trouxe de volta ao analógico?

written by easilydistracted on 2010-08-04 #lifestyle #holga-135bc #diana-mini #pelicula-35mm
translated by r3b3l

More Interesting Articles