Um Risoto de Filme

Diretamente da minha Cozinha-Lomo Internacional, eu estou dando à vocês uma grande prova da minha receita! Apenas diga “Buono!” se você quiser um pouco mais!

O “Efeito Risoto”, adquirido após a adição de grãos de arroz ao filme, fechá-lo e deixar para apodrecerpor alguns meses. A coisa toda literalmente ganhou vida! As condições dentro do rolo estavam muito úmidas para revelação, portanto essas imagens foram escaneadas do negativo. Os efeitos que você vê surgem a partir de esporos de mofo se ramificando e comendo a emulsão.

Na verdade, é muito fácil fazer imagens tediosas se tornarem imagens muito interessantes. Use processamento cruzado, filtros ou múltiplas exposições pra fazer o seu milésimo auto-retrato parecer de alguma forma frescas e interessantes. Ou, como disse, adicionar alguma VIDA..

Todo o experimento iniciou no verão de 2006, quando estávamos procurando técnicas analógicas interessantes. Uma delas era colocar um rolo de filme em um bule de água fervente. Tínhamos ouvido falar disso, mas antes de sair anunciando queríamos experimentar. Então, fervemos dois rolos de filme e entregamos no meu laboratório de confiança. No dia seguinte, eles me entregaram com uma nota dizendo que eles não tinham sido capazes de revelar o filme. Tinha algo a ver com a emulsão se desfazer e destruir os químicos de revelação e outros filmes também…. Tudo bem, eu não podia esperar algo diferente de um laboratório profissional e eu não queria causa confusão.

Mas, desistir não é uma palavra que pertença ao vocabulário do meu dia a dia (depois de procurá-la agora no dicionário). Me lembrei do velho truque de colocar arroz no saleiro. O arroz suga a umidade e mantém o sal seco. Peguei uma pequena bolsa com zíper, coloquei dois filmes, enchi com sal e fechei. Eu queria esperar até que cada gota de água desaparecesse. Contudo, devido à decisão de que a técnica de ferver filmes era muito complicada, minha pequena bolsa de risoto eventualmente desapareceu e deve ter encontrado o caminho para alguma caixa.

Em abril de 2007, eu me mudei para um novo apartamento. Durante a mudança eu cruzei com a pequena bolsa de novo, agora cheia de uma mistura indistinguível de poeira, fibras e mofo. A coisa toda entrou no processo de ganhar vida e morrer novamente dentro do pequeno ambiente. Meu primeiro pensamento foi jogar toda aquela coisa nojenta fora, mas eu decidi guardá-la por alguma razão neurótica que também me qualifica em uma alta posição no Arquivo Lomográfica Mundial.

No final de 2007 eu arrumei uma nova tarefa no “departamento avançado de alocações de conteúdo de newsletter’s” que era: experimentar filmes. Eu lembrei, então, da velha bolsa de indecências e decidi mandar os dois filmes para revelar. Primeiro de tudo eu tive de limpá-los, o que foi muito nojento. Minha paranóia em relação ao mofo (especialmente em comida) é um tanto forte, uma grande ajuda diante da situação. Eu prendi minha respiração durante todo o período da limpeza, lavei minhas mãos umas cinco vezes depois de quase vomitar.

Como eu não queria assustar o meu querido laboratório, eu enteguei o filme “especial” pro serviço de revelação do supermercado. Eu não esperava muito dele e quando eu peguei-o de volta não veio nenhuma impressão com ele, ao invés disso uma pequena nota dizendo “impressão impossível, negativos destruídos devido à umidade” (com umidade riscado e substituído por uma escrita a mão de “molhado”)! :)

E realmente, os negativos realmente pareciam parcialmente como algo que pudesse ser descrito como destruídos, mas ainda haviam muitas exposições no rolo. A maior surpresa veio ao ver as cores e reações estranhas em cima de muitas imagens esquecidas! “Meu deus!” o mofo comeu o meu filme, ramos e esporos por toda a parte, a emulsão lavada, as cores enlouqueceram… incrivelmente lindo!

….e agora uma das imagens está pendurada no meu quarto nas proporções de 1×1,5m.

written by mandi on 2010-07-29 #gear #tutorials #tipster #lomo #arroz #analogico #filmes #ratos #cozinha #ratos-de-laboratorio #laboratorio #risoto
translated by lucasjl

More Interesting Articles