Tipster da semana: A moda é para pessoas da moda!

1

Dizem que bater um fime hoje em dia está novamente na moda! Então porque não aumentar o nivel de seu fator hippie apenas por usar a musa analógica favorita de todo mundo – a Holga! E descubra como é ser um líder de moda com um click do obturador!

Holgamation by hansie14

Então, estive pensando em que mais poderia fazer com minha linda e maravilhosa Holga e eu pensei em dar uma chance a uma animação stop motion. Sim, sabia que isso iria me tomar bastante tempo, filme e esforço, mas por que não tentar certo?

Para economizar dinheiro, imaginei que seria melhor usar filme 35mm, já que esse é bem mais barato de se comprar e revelar. Eu também montei uma máscara na minha Holga para que eu pudesse tirar mais fotos em um só filme. Finalmente pensei que como isso expõe sobre as rodas tracionadoras, tê-lo mais longo e mais fino ajudaria a manter o efeito de “filmagem” ao resultado final.

Bom, com a Holga pronta (lembrando de colocar uma fita isolante sobre a abertura da parte de trás da câmera), faltava descobrir até onde rodar o filme para conseguir tirar quadros individuais do meu filme 35mm. Fiz uma rodada teste e descobri que meia volta do girador era o suficiente para me dar espaço suficiente entre os quadros e então pus uma flechinha marcadora no girador. E então estava pronta para bater o filme! Acho que ter um amigo bem paciente é definitivamente um fator positivo se você está pensando em fazer algo assim. Meu amigo estava mais que disposto a se fantasiar e andar bem devagar como se estivesse grudado com cola ao chão, ou algo assim. Escolhi fazer ele executar uns movimentos razoavelmente simples como por exemplo balançar a cabeça ou mover seu chapéu, pois não sabia o quão boas sairiam as fotos.

Enfim, estava tudo caminhando bem até que tive que enfrentar o problema de tirar o filme 35mm da Holga sem queimá-lo ao expô-lo à luz. Para resolver essa problemática, eu improvisei um saco usando material blecaute cego, que é super escuro. O saco era grande o suficiente para que a Holga e ambas minhas mão coubessem dentro com um pouco de espaço sobrando para conduzir a tarefa trabalhosa de tirar o filme. Feito isso, e com um novo filme na câmera, eu podia começar a bater novos quadros.

Outro equipamento extremamente importante que usei foi o tripé. Isso me ajudou a garantir que as imagens fossem o mais consistentes possíveis! Talvez, se você for bem seguro a respeito de suas mãos estáveis, você poderia dispensar o uso do tripé. Além disso, eu levei também um pouco de giz para que, se ficássemos cansados e quiséssemos dar uma pausa, nós marcaríamos a posição dos pés do meu amigo e do tripé para saber de onde recomeçar quando voltássemos.

Eu usei filme f/5,6 e ao final estava com 300 quadros individuais que eu então aparei e salvei. Para convertê-los de quadros individuais à animação eu usei o AfterEffects e programei-o para 8 quadros por segundo, principalmente para que os quadros fossem adiante! Estou certa que você poderia usar algum outro programa, mas esse era qual eu tinha.

Enfim, fiquei realmente muito satisfeita com o resultado final!

written by scapegoat on 2010-07-28 #gear #tutorials #tips #tipster #stop-motion #holga #moda #tipster-da-semana #animacao
translated by rsadi

One Comment

  1. tercio
    tercio ·

    nossa! perfeito!

More Interesting Articles